Open/Close Menu Joseph El-mann
Zica Vírus Mosquito - Clínica Pediátrica Joseph El-Mann

Zica Vírus tem se alastrado de forma rápida e, por ser um novo desafio para os pesquisadores e estudiosos, algumas recomendações por parte dos médicos que acompanham as gestantes devem ser passadas.

Desde maio de 2015, o Brasil encontra-se com um surto significativo de Zica Vírus, além das autoridades terem relatado um aumento no número de caso de bebês nascidos com Microcefalia. Desde então, pesquisadores tem trabalhado para entender a ligação entre o Zica Vírus durante a Gravidez e a Microcefalia. Embora as evidências apontem para isso, ainda não há comprovação científica a respeito da malformação desses bebês tenha sido causada pelo Zica Vírus da Mãe durante a gravidez.

 

Zica Vírus e Microcefalia - Clínica Pediátrica Joseph El-Mann

 

O Zica Vírus pode ser transmitido da gestante para o feto e tem sido associada a uma malformação congênita grave do cérebro do recém-nascido chamada Microcefalia. Pela gravidade, as mulheres grávidas devem consideram adiar viagens para áreas que já tenham relatado casos de Zica Vírus. Caso não seja possível, fale a respeito com o seu médico e siga as orientações para evitar picadas de mosquitos durante a viagem.

 

Zica Vírus e Microcefalia - Clínica Pediátrica Joseph El-Mann

 

O que já se sabe a respeito?

– As mulheres grávidas podem ser infectadas com o vírus Zika.

– A principal maneira que as gestantes têm de contrair o Zica Vírus é através da picada de um mosquito infectado.

– O Zika Vírus pode ser transmitido por um homem aos seus parceiros sexuais.

– Uma mulher grávida pode passar o Zica Vírus para o feto durante a gravidez ou no momento do parto.

 

O que ainda não sabemos?

– Se uma mulher grávida é exposta, nós não sabemos qual a probabilidade de ela contrair o Zika Vírus, nem como o Vírus irá afetá-la, tampouco a sua gravidez.

– Não há números para quantificar a transmissão do Vírus Zico da mãe para o Feto.

– Não sabemos, caso o feto tenha sido infectado, se irá desenvolver alguma anormalidade, nem mesmo os possíveis danos.

– Não sabemos se a transmissão sexual do Zica Vírus representa um risco diferente de malformações congênitas do que a transmissão transmitida por mosquitos.

 

Zica Vírus e Gestante - Clínica Pediátrica Joseph El-Mann

 

Orientações para evitar o contágio por Zica Vírus em Gestantes e público em geral para controle da doença e tratamento.

Informar-se, caso vá viajar, a respeito do risco de contrair o Zica Vírus.

Avaliar e testas as mulheres grávidas que viajaram recentemente para uma área afetada pelo Zica Vírus

Uma gestante que tenha algum tipo de evidência laboratorial de Zica Vírus no soro ou líquido amniótico, ou mesmo durante as ultrassonografias de rotina, devem ser monitoradas para controle da anatomia fetal e crescimento a cada 3 ou 4 semanas, além da recomendação de procurar se orientar com um especialista em doenças infecciosas.

Se a gestante tem um parceiro que viajou para uma área onde Zika Vírus está se espalhando, o conselho é para se abster de sexo ou usar preservativos durante toda a gravidez.

 

Tratamento

O tratamento é geralmente de suporte e pode incluir repouso, hidratação e uso de analgésicos e antipiréticos, pois ainda não existe um tratamento antiviral específico disponível para a Doença de Zica Vírus. Os pacientes infectados devem ser monitorados e avaliados para uma possível Dengue ou Infecção pelo Vírus Chikungunya. O uso de Aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) deve ser evitado até que se exclua a dengue, para reduzir o risco de uma Hemorragia.

 

Sintomas - Zica Vírus - Clínica Pediátrica Joseph El-Mann

 

Prevenção

Não existe vacina para prevenir ou medicamento para tratar Zika Vírus. Evitar viajar para áreas de risco de contrair a doença. Usar camisa de manga longo e calças compridas. Ficar em lugares com ar-condicionado ou que tenham telas nas janelas e portas. Fazer uso de mosquiteiro, caso não haja ar-condicionado. Usar repelente aprovado pelas autoridades competentes, inclusive gestantes e lactantes.

 

Prevenção em bebês ou crianças 

Não use repelente de insetos em bebês menores de 6 meses, após essa idade, fazer o uso de repelente tendo cuidado com as áreas como olhos, boca ou que esteja com a pele irritada ou cortada. Vista o seu filho com roupas que cubram os braços e pernas. Cubra o berço com mosquiteiro.

As pessoas infectadas com Zika Vírus, Chikungunya, Vírus da Dengue, deve ser protegida do contato com outras pessoas durante os primeiros dias de doença para evitar que outros mosquitos fiquem infectados, e assim e reduzir o risco de transmissão local.

 

Zica Vírus Mosquito - Clínica Pediátrica Joseph El-Mann

 

Mais informações podem ser acessadas no site do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), além de poderem ligar ou mandar um e-mail para a Clínica Pediátrica Joseph El-Mann e tirar todas as dúvidas.

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta