Open/Close Menu Joseph El-mann
Vérnix

Você acabou de dar a luz e está pronta para apertar o seu bebê. Esperou nove meses para finalmente beijá-lo. Mas espere… O que é aquela substância branca e gordurosa? É vérnix! Esta pasta pegajosa é extremamente importante para a proteção do bebê.

Vérnix - Substância pouco apresentável

A partir da 20ª semana de gestação o feto ficará coberto pelo vérnix caseoso, uma substância branca e oleosa que protege sua pele sensível de microrganismos contidos no líquido amniótico. Além desta proteção ele também impede que a sensível pele do bebê fique “extremamente enrugada” devido à constante exposição ao líquido amniótico. Acredita-se que o lanugo ajude na fixação do vérnix à pele.

O vérnix é formado por lanugem, células epiteliais e secreções das glândulas sebáceas, podendo a camada do vénix ser fina ou espessa.

Quando seu bebê nasce, o vérnix pode ser espesso e muito perceptível, ou pode ser tão fino que só acumula nas rugas da pele. Por que essas diferenças?
1) Bebês nascidos por cesárea têm mais, pois o vérnix não foi removido durante o parto, através do canal vaginal
2) Os bebês nascidos após 27 semanas, mas antes da gestação completa, também retêm mais
3) Prematuros precoces (pré 27 semanas), bebês nascidos a termo e nascidos após 40 semanas terão menos

Nas primeiras horas após o parto ele mantém sua função de proteger o bebê por possuir ação antibacteriana, além de auxiliar na termorregulação, ou seja, ajuda a regular a temperatura do corpo do recém-nascido.

Vérnix

A produção do vérnix caseoso ocorre até a 38ª semana. Seu aspecto branco e gorduroso geralmente não é muito agradável às pessoas.

A conexão com o leite materno
Algumas proteínas encontradas no vérnix e no líquido amniótico são muito semelhantes as encontradas no leite materno. Durante o final da gravidez, o vérnix se dilui e parte se derrama no líquido amniótico que o bebê está deglutindo. Essa mistura antimicrobiana rica em peptídeos entra nos pulmões e no trato digestivo do bebê e ajuda a preparar o trato digestivo para os peptídeos similares encontrados no leite materno. Isso ajuda a preparar o corpo do bebê para a transição para o mundo exterior preparando e nutrindo seu sistema digestivo.

Quando dar banho no bebê?
A recomendação da Organização Mundial da Saúde recomenda que o primeiro banho seja dado após 24h.

Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta