Open/Close Menu Joseph El-mann
testículos criptorquídicos

Os testículos são formados precocemente durante o período gestacional, estando localizados inicialmente no interior da cavidade abdominal. Ao redor do sexto mês de gestação, eles migram para o escroto em resposta ao estímulo hormonal dos meninos. No escroto, os testículos encontram a sua posição ideal para desenvolvimento e funcionamento, produzindo inicialmente hormônios e, após a puberdade, espermatozoides.

Testículos Criptorquídicos - Você sabe o que são?

O que é Criptorquídia?

A criptorquídia é um problema comum entre os bebês e acontece quando os testículos não descem para o escroto, a bolsa que envolve os testículos. Normalmente, os testículos descem para o escroto nos últimos meses de gestação e, se tal não acontece, o bebê nasce sem os testículos no lugar normal, o que é facilmente observado pelo pediatra no nascimento ou nas primeiras consultas do bebê.

O exame físico neonatal evidencia facilmente esta anormalidade, que ocorre em 3% dos recém-nascidos de termo, mas muito mais frequentemente (até 20%) nos prematuros.

O pediatra irá observar que o testículo do bebê não está na bolsa escrotal através da apalpação do escroto logo após o nascimento do bebê. Se o testículo não estiver ali, ele ainda poderá descer sozinho durante o 1º ano de vida do bebê, sem necessidade de tratamento específico, mas se isso não acontecer pode ser necessário fazer cirurgia para colocar o testículo no lugar.

O médico urologista, Dr. Rafael Lucali, explicou o que são os testículos criptorquídicos. Confira abaixo todas as informações.

Durante a gestação, os testículos dos meninos se formam dentro do abdômen, e ao longo do desenvolvimento intrauterino, migram para o escroto, atravessando uma região chamada de canal inguinal. Quando o testículo não faz essa migração completamente, temos o quadro de testículos criptorquídicos.

Por que a correção dos testículos criptorquídicos é tão importante?

Existem algumas razões, porém as mais importantes são: os testículos criptorquídicos são mais propensos a desenvolverem tumores e mais vulnerável a lesões. Além disso, a temperatura mais alta do corpo pode inibir a produção normal de espermatozoides saudáveis. Por isso, devemos isso o quanto antes, e a melhor idade é antes dos dois anos de idade!

Como é feita a correção dos testículos criptorquídicos?

A forma de corrigir os testículos criptorquídicos depende de onde eles estão localizados, dentro ou fora do abdome. Em ambas as situações o tratamento é por meio de uma pequena cirurgia, em que posicionamos o testículo no escroto. O uso de hormônios não apresenta bons resultados e não são indicados para o tratamento de testículos criptorquídicos.

Os pais devem se preocupar?

A condição de testículos criptorquídicos é perfeitamente tratável, portanto o importante é buscar um profissional de confiança para que este faça um acompanhamento próximo. Meninos nascidos com testículo criptorquídico têm maior risco de desenvolver infertilidade, além de outros distúrbios, dentre eles o câncer de testículo.
Por isso, é necessário muito cuidado e atenção! O acompanhamento nestes casos é fundamental e pode fazer toda a diferença.

Agradecimento

Dr. Rafael Locali

A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta