Open/Close Menu Joseph El-mann
terrible two

Terrible twos: Você deve ter notado a mudança de comportamento do seu filho na casa dos dois anos. Um misto de rebeldia, frustração e impaciência que os pais precisam aprender a lidar da noite para o dia (de um segundo para outro?) – assim como outras tantas novidades da maternidade e paternidade.

Terrible twos ou Adolescência do bebê

Até os 18 meses, aproximadamente, os pais estão bem orientados e já adaptados a nova rotina. A criança passou pelo aleitamento materno exclusivo, pela introdução alimentar, começou a engatinhar ou a andar, a balbuciar ou a falar. As etapas foram sendo concluídas com sucesso, digamos assim. Agora vamos para o assunto principal deste texto: Chegou à adolescência ou “Terrible Twos“! Como assim, doutor?

Até a chegada da “terrible twos” os pais escolhem a forma como vestem a criança, os penteados com lacinhos, escolhem a sua comida e tentam manter a organização de horários da casa. O que fazia parte da rotina, agora, para a criança tudo mudou. Esta é uma fase de grandes transformações para os nossos filhos, é um período muito desafiador tanto para eles como para os pais.

Podemos nos comparar aos nossos filhos nesta fase. Será que gostamos quando as pessoas ditam o que temos que fazer, naquela hora, daquele jeito?

Se por um lado os nossos filhos sentem que são capazes de fazer mais coisas, de dizer e expressar o que estão sentindo – aceitam, recusam, escolhem, se jogam no chão, por outro percebem quem não é tão fácil equilibrar a independência com a vontade de continuar sendo apenas um bebê.

Adolescência do bebê

A birra e a raiva são manifestações muito comuns da luta da criança pela autonomia e independência, mas que são intensificadas pela inabilidade dela de controlar as emoções. A boa notícia é que, à medida que a criança cresce e podendo contar com a ajuda dos pais e da escola, ela desenvolverá as melhores estratégias de autocontrole.

A Terrible Two ou Adolescência do bebê é natural, mas não é uma regra. Algumas crianças demonstram esse momento de transição mais intensamente do que outras. Não existe maneira de evitar esse período. Os pais precisam conhecer a fase que estão passando com a criança e aprender a lidar de forma carinhosa e construtiva.

A adolescência do bebê é apenas mais um desafio em meio a tantos que pais e filhos vão passar. As conquistas dos filhos são marcos na vida deles e na dos pais. Com amor, paciência e cumplicidade qualquer fase pode ser superada – mesmo que seja uma “Terrible x+1”.

Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta