Open/Close Menu Joseph El-mann
Terceiro trimestre

Você chegou ao trecho final. (Literalmente!). Este é o trimestre mais excitante e cheio de suspense – o clímax disso é levar seu bebê para casa. Reserve um tempo planejando o nascimento e o que vem depois, e aproveite essas últimas semanas de gravidez.

Quanto tempo dura o terceiro trimestre?

O terceiro trimestre vai de 28 a 40 semanas de gravidez, durando cerca de 10 semanas. Quando chega a 39 semanas, sua gravidez é considerada a termo. Tenha em mente que algumas futuras mães entram em trabalho de parto mais cedo e outras dão à luz até 42 semanas, então a duração exata deste trimestre dependerá de quando o bebê nascer.

O desenvolvimento do seu bebê no terceiro trimestre

No terceiro trimestre da gravidez, o seu bebê continua a crescer a um ritmo acelerado – na verdade, o seu bebê irá ganhar cerca de metade do seu peso ao nascer durante os últimos meses de gravidez. No momento em que ele nascer, ele pode pesar de 2 a 4 quilos e ter entre 45 a 50 centímetros de comprimento, mas não é regra. À medida que o seu pequeno engorda sob a pele, ela começa a parecer o bebê que você espera ver no nascimento. Com 36 semanas ele terá crescido tão bem que não terá muito espaço para se movimentar durante o resto da gravidez. Aqui estão alguns marcos de desenvolvimento a serem observados durante este trimestre:

28 semanas: Olhos bem abertos

Quando você está com 28 semanas de gravidez, seu filho pode abrir e fechar os olhos e pode até sentir mudanças na luz.

30 semanas: Pelos

Durante o segundo trimestre, seu bebê cultivou uma camada de cabelos finos, chamados lanugo, em todo o corpo. Seu bebê pode começar a perder esse pelo em breve. Mas não se surpreenda se notar um pouco de lanugo que sobrou quando seu bebê nascer; alguns bebês nascem com manchas nos ombros, orelhas e costas. Por volta desta semana de gravidez, também pode começar a crescer cabelo normal na cabeça do seu bebê.

31 semanas: Controlando a temperatura corporal

O cérebro do seu bebê está amadurecendo e crescendo rapidamente esta semana. Agora ele pode controlar a temperatura do corpo dele, então ele não precisa mais depender da temperatura do seu líquido amniótico para controle de temperatura.

34 semanas: Virando a cabeça para baixo

Quando você estiver com 34 semanas de gravidez, ou logo depois, seu filho provavelmente vai virar a cabeça para baixo em preparação para o parto. Ele está se preparando para sua grande jornada!

39 semanas: Bebê a termo

Quando você chega a 39 semanas, seu bebê é considerado a termo. Claro, ele continuará a crescer e órgãos importantes como os pulmões e o cérebro continuarão a se desenvolver nos próximos anos, mas ele está pronto para o mundo exterior agora.

O que está acontecendo no terceiro trimestre?

Tenha em mente que você poderia entrar em trabalho de parto a qualquer hora, mas provavelmente entre 38 e 42 semanas. Fique atenta a quaisquer sinais de trabalho, como perda de água ou contrações ficando mais fortes e próximas.

O seu médico poderá dizer quando é hora de ir à maternidade.
No terceiro trimestre, é uma boa ideia ter sua bolsa de parto pronta para ir, caso sua criança queira nascer de forma inesperada.

Também é aconselhável desacelerar e descansar com mais frequência. Se o tempo permitir, dê um passeio ao ar livre algumas vezes por semana. O ar fresco revigorará você, fará seu sangue circular e ajudará a reduzir parte do estresse e das dores que você pode estar sentindo. Pergunte aos seus amigos ou familiares para ajudá-la em qualquer serviço de última hora e aproveite um pouco de você – você merece!

Sintomas do terceiro trimestre

Você pode experimentar uma variedade de sintomas de gravidez no terceiro trimestre, como cãibras nas pernas, azia, varizes, dor nas costas, fadiga, hemorroidas, dormência nas pernas e pés e comichão na pele. Como alguns dos sintomas mais comuns da gravidez durante este trimestre incluem falta de ar, micção frequente, pés inchados e contrações de Braxton Hicks, vamos dar uma olhada neles em um pouco mais detalhadamente agora:

Falta de ar. À medida que seu útero se torna maior, cresce mais em seu abdômen e pressiona seu diafragma, a respiração pode ficar difícil. Você pode achar que você não pode subir um lance de escadas sem ficar sem fôlego. A melhor coisa a fazer é simplesmente relaxar, mover-se mais devagar e levantar-se ou sentar-se direito para que seus pulmões tenham mais espaço para se expandir.

Se a sua respiração mudar drasticamente, ou se você tiver tosse ou dor no peito, entre em contato com seu médico imediatamente. As boas notícias? Uma vez que seu bebê “caia” em sua pélvis, preparando-se para nascer, a respiração se tornará um pouco mais fácil à medida que a pressão for retirada de seus pulmões.

Micção frequente. Quando você entra nas últimas semanas da sua gravidez, você pode precisar fazer xixi com mais frequência. Isso porque, à medida que seu bebê se move mais para baixo em sua pélvis, ela pode pressionar sua bexiga também. Você também pode descobrir que vaza um pouco, especialmente quando ri, espirra, dobra ou ergue-se. Se isso incomoda você, use um absorvente de calcinha. No entanto, se você sentir um jato de líquido aguado, pode ser o rompimento da bolsa, entre em contato com seu médico, pois isso é um sinal de que o trabalho de parto está começando.

Pés e tornozelos inchados. Muitas mamães notam um tipo de inchaço, chamado edema, em seus tornozelos e pés devido à retenção extra de líquidos, alterações hormonais e ganho de peso. Se você perceber isso, pode ajudar a elevar as pernas sempre que puder e a mergulhar os pés em água fria.

Contrações de Braxton Hicks. No terceiro trimestre, e às vezes até mais cedo, você pode experimentar falsas contrações. Essas “contrações práticas” são úteis para o seu corpo porque ajudam seus músculos a se prepararem para o trabalho de parto.

As contrações de Braxton Hicks podem começar de forma branda e parecer um aperto no abdome, mas à medida que a data de nascimento se aproxima, elas podem se tornar mais dolorosas. Você pode estar se perguntando como saber a diferença entre Braxton Hicks e as verdadeiras contrações de trabalho. Essencialmente, Braxton Hicks vem de forma irregular e, muitas vezes, vai embora se você se virar ou mudar de posição; verdadeiras contrações do parto se tornam mais regulares com o tempo e não desaparecem.

 

Dicas do Terceiro Trimestre

No terceiro trimestre, aproveite sua empolgação e concentre sua energia em realizar suas tarefas antes do nascimento. Lembre-se de descansar com frequência e não exagere. Use esta lista de verificação para ajudá-la a organizar as coisas antes que seu bebê chegue.

Três meses antes

Faça uma aula de parto com seu parceiro. Você provavelmente aprenderá coisas como medidas de conforto, técnicas de relaxamento e exercícios de alongamento. Essas aulas também ajudarão seu parceiro a aprender sobre seu importante papel. Seu médico poderá recomendar uma boa aula perto de você.

Leia o máximo que puder sobre trabalho de parto, parto e cuidados com o bebê. Isso ajudará a aliviar suas ansiedades e prepará-la para os eventos futuros.

Adquira e instale a cadeirinha de bebê, para que ela esteja pronta para levar o seu bebê para casa do hospital e além.

Se você ainda não tem, é um bom momento para encontrar um bom pediatra.

Fazer estoque para casa para que você não precise fazer grandes compras antes do parto ou nas primeiras semanas com seu bebê.

Faça o pré-registro na maternidade, caso seja possível no local que escolheu ter o seu bebê.

Se você gostaria de ter um plano de parto, discuta suas opções e preferências com seu médico em relação a trabalho de parto e parto.

Reúna algumas opções de babás, caso esteja pensando em ter ajuda.

Dois meses antes

Faça outra aula – por exemplo, tente uma sobre cuidados com bebês, RCP (Reanimação Cardiopulmonar) infantil ou amamentação.

Termine de planejar e decorar o quarto do seu bebê.

Estocar lencinhos umedecidos e fraldas de tamanhos variados é uma boa ideia para quando seu bebê chegar.

Pense em quem você quer que esteja com você no nascimento e quem pode ajudar depois que o seu bebê nascer.

Continue com todas as consultas de pré-natal para que seu médico possa acompanhar você e o progresso do seu bebê à medida que você se aproxima da data prevista.

Se for possível, conheça a maternidade, saiba todos os serviços que ela oferece.

Planeje, pratique e cronometre a rota que você levará para a maternidade.

Um mês antes

Lave tudo o que seu bebê vai usar.
Prepare algumas refeições e armazene seu freezer.
Agora, há apenas uma última caixa para verificar: diminua a velocidade e faça menos exigências para si mesmo. Pode levar muito tempo até você ter outra chance de relaxar assim!

Perguntas rápidas

Quais são os sinais de trabalho se aproximando?

O trabalho de parto é único para cada futura mamãe, mas o principal sinal de que o trabalho de parto está se aproximando é ter contrações regulares. Você também pode sentir sua bolsa romper e o descolamento do tampão de muco.

É normal estar realmente cansada no terceiro trimestre?

Sim, é completamente normal. Muitas mulheres acham que estão mais cansadas no terceiro trimestre do que no segundo. Seu corpo está trabalhando duro para sustentar seu bebê em crescimento, e seu inchaço pode atrapalhar uma boa noite de sono também.

Quanto peso você ganha no terceiro trimestre?

Nem todo mundo vai ganhar a mesma quantidade de peso durante qualquer trimestre de gravidez. Tudo depende do seu peso pré-gravidez, seu tipo de corpo, sua saúde geral e se você está tendo mais de um bebê! No terceiro trimestre, você pode colocar cerca de 150 gramas a 1 quilo por semana, por exemplo.

Checklist para este Trimestre

Inscreva-se e participe de aulas de parto para ajudá-lo a se preparar para o grande dia.

Prepare um plano de parto, se você quiser

Escolha um pediatra

Prepare-se para a chegada do seu bebê, estocando equipamentos para bebês, como fraldas e lenços umedecidos, roupas e acessórios para o berçário.

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta