Open/Close Menu Joseph El-mann
sono

Toda criança tem dificuldade para dormir. Será que isso é uma verdade?

Algumas crianças dormem melhor que outras? 

Vamos pensar em algumas situações que envolvem o crescimento de uma criança. O desenvolvimento motor, o primeiro passinho, a adaptação na creche ou cada marca de crescimento, por exemplo, tende a ser diferente para cada criança. Com relação ao sono, vejamos abaixo:

Diferenças individuais com certeza importam. Uma experiência comum de pais que têm mais de um filho é que cada criança é diferente. Isso é verdade em várias áreas e o sono não é uma exceção. Algumas crianças têm sono profundo, dormem longos períodos desde o nascimento e conseguem se estabelecer com facilidade, enquanto outras têm sono leve, não dormem por longos períodos até serem crianças pequenas e são difíceis de acalmar. Essas diferenças podem ser explicadas pelas características intrínsecas do bebê, como temperamento, maturação e outros fatores biomédicos.

O temperamento é definido como diferenças individuais baseadas na biologia que informam o próprio afeto, atenção e comportamento em resposta ao ambiente. Estudos têm encontrado ligações entre o sono infantil e as dimensões específicas do temperamento: bebês caracterizados por um temperamento fácil (humor positivo, alta abordagem e alta sociabilidade) dormem mais à noite e têm menos problemas de sono do que bebês caracterizados por um temperamento difícil (humor negativo, alta abstinência, alto nível de atividade, baixo limiar sensitivo e baixa capacidade regulatória). Lactentes com temperamentos difíceis tendem a ter mais dificuldade com a consolidação do sono (dificuldade para dormir por longos períodos); e, a infância é onde os distúrbios do sono geralmente começam.

Além desses fatores internos, também sabemos que a maioria dos distúrbios do sono durante a primeira infância é explicada por fatores ambientais e práticas parentais (como ter uma hora de dormir tardia). No entanto, a influência de fatores genéticos não deve ser subestimada, uma vez que a duração do sono e o despertar noturno são fortemente influenciados pela genética.

Em resumo, algumas crianças dormem bem e outras têm problemas para dormir – mas todos os bebês saudáveis ​​têm a capacidade de dormir bem com o apoio apropriado quando necessário.

Como está a rotina de sono na sua casa? Algumas crianças dormem melhor que outras?

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta