Open/Close Menu Joseph El-mann
Síndrome do Ninho Vazio

Síndrome do ninho vazio

Síndrome do ninho vazio: Seus dias já foram preenchidos com prática de futebol, aulas de piano, reuniões entre pais e professores, brincadeiras, caronas e festas de aniversário. Agora, sem toda essa agitação, você não sabe exatamente o que fazer com você mesmo, está se sentindo sobrecarregado e triste.

Mesmo com a sua rotina mantida, com amigos, família, e outras atividades, seus dias podem parecer um pouco vazios. Esse sentimento é típico dos pais cujos filhos saíram de casa recentemente. Você já foi definido pelo seu papel de pai ou mãe, mas esse não é mais seu foco principal. Entenda a Síndrome do ninho vazio:

Depois de algum tempo, porém, você vai perceber que você pode encontrar mais propósitos em sua vida se você usar o tempo extra que você ganhou para aprender um novo hobby, por exemplo.

Nesse meio tempo, é normal sentir uma sensação de pesar quando você aceita o fato de que um capítulo de sua vida terminou. Uma perda que todos os pais devem enfrentar, mas pode ser um novo começo também.

Seus filhos vão e você deve continuar sem eles.

Uma coisa que todos nós sabemos por dentro é que não podemos segurar nossos filhos. É o paradoxo fundamental da paternidade: nós os criamos com uma ambição, que é deixá-los ir. Quanto melhor eles saem, mais capazes são de cortar as cordas e se divertir, viver bem e aproveitar suas vidas, melhor nós fizemos.

Para os filhos que saem de casa também não é fácil. É o culminar de tantos sentimentos, todos eles muito importantes para a sua história de vida.

Se ser pai ou mãe é a coisa mais importante que somos, então o que eu vou ser depois que meus filhos forem embora?

Há também, para alguns pais, mais do que outros, a perda de controle. Uma vez que eles saíram de casa, eles têm que cometer seus próprios erros: você não pode pará-los e nem deveria tentar, porque todos nós aprendemos com nossos erros e nossos filhos precisam continuar aprendendo.

Depois do voo, nosso trabalho como pais é como o do salva-vidas na piscina. Temos que ficar observando e temos que estar prontos para ajudar quando eles precisarem de nós. Eles continuam precisando de nós de maneiras diferentes e em momentos inesperados. Você tem que estar pronto para largar tudo.

Se existe um melhor conselho para superar esta fase, que seja este: Faça exatamente o que você está fazendo: reconheça o quanto isso dói. Um filho sair de casa mexe com o nosso emocional e, embora com a partida de nossos filhos venha uma espécie de libertação, sejamos honestos: se isso fosse tudo que queríamos, não teríamos dedicado os últimos 18/20 anos a criá-los.

É o fim de uma era e, com efeito, estamos nos tornando conscientes do trabalho mais importante, afirmativo e significativo que fizemos: o trabalho de criar a próxima geração de seres humanos, evitando passar pela síndrome do ninho vazio.

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta