Open/Close Menu Joseph El-mann
sinais e sintomas da gravidez

Você acha que está grávida?
Existem alguns sintomas iniciais da gravidez que podem indicar essa possibilidade. Isso quer dizer que todas as mulheres têm os mesmos sintomas? Não. Toda mulher é diferente, assim como as suas experiências de gravidez. Nem todas as mulheres terão os mesmo sintomas e, caso você já se já mãe, os sintomas podem variar de uma gestação para outra.

Como é a sua menstruação?
Sabemos que alguns sintomas são parecidos e, portanto, o fato de você perceber alguns desses sintomas não significa necessariamente que você está grávida.Sua menstruação sempre foi regular e atrasou por um ou mais períodos consecutivos? Esse pode ser o primeiro sinal.

Após a concepção, o óvulo fertilizado se liga à parede do útero. Isso pode causar um dos primeiros sinais – manchas e, às vezes, cólicas. Esse sangramento é chamado de sangramento de implantação. Ele ocorre entre seis e doze dias após o óvulo ser fertilizado.

As cólicas assemelham-se às cólicas menstruais, então é bem possível que algumas mulheres, principalmente as que não estão tentando engravidar, confundam com o sangramento no início do período.

Além disso, a mulher pode notar um corrimento branco e leitoso. Isso está relacionado ao espessamento das paredes da vagina, que começa imediatamente após a concepção. Esse corrimento pode acompanhar a mulher durante toda a gravidez e, normalmente, é inofensivo e não requer tratamento. Entretanto, se houver um cheiro ruim, sensação de queimação ou coceira, o médico deve saber para que ele possa investigar uma possível infecção por fungos ou bactérias.

Outro sintoma bem comum entre as mulheres é a dor nos seios, que podem ficar inchados, doloridos ou com um formigamento por alguns dias. Algumas mulheres os sentem mais sensíveis e a aréola pode escurecer, também.

Muitas mulheres se sentem mais cansadas no início da gravidez. O corpo passa a produzir mais um hormônio chamado progesterona, que ajuda a manter a gravidez e incentiva o crescimento das glândulas produtoras de leite. Além disso, o corpo precisa bombear mais sangue para transportar nutrientes para o feto. Então, saiba que aquele sono inexplicável tem explicação.

O aumento repentino de hormônios pode desencadear dores de cabeça, mudanças de humor e várias idas ao banheiro para esvaziar a bexiga. O corpo produz um hormônio que aumenta o fluxo sanguíneo para a região pélvica, fazendo com que as mulheres urinem com mais freqüência.

Por último, os clássicos: náuseas e/ou vômitos e desejos ou aversões à comida. Ambos os sintomas podem ocorrer a qualquer momento durante o dia e durarem toda a gravidez.

Muitos desses sintomas podem ser sinais de outras condições, como troca de pílulas anticoncepcionais, estresse, Síndrome do Ovário Policístico, portanto nem sempre significam que uma mulher está grávida. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar o seu médico de confiança.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta