Open/Close Menu Joseph El-mann
anda na ponta dos pés

Seu filho ainda anda na ponta dos pés?

Seu filho ainda anda na ponta dos pés?

É normal que os bebês andem na ponta dos pés por até um ano após terem começado a andar. A falta de habilidade, firmeza e a adequação da musculatura fazem com a criança ande na ponta dos pés.

Seu filho anda na ponta dos pés apenas em determinadas situações?
As crianças têm a tendência de andar na ponta dos pés quando estão agitadas, sem calçado e isso é normal até os 3 ou 4 anos, o que não deve ser motivo de preocupação para os pais.

Seu filho anda na ponta dos pés apenas em determinadas situações?

Seu filho anda na ponta dos pés e tem dificuldade para brincar com outras crianças?
Essa dificuldade da criança não é normal e deve ser relatada na consulta com o pediatra para que ele oriente e peça uma avaliação de um ortopedista. A avaliação torna-se necessária para identificar qual é o problema e como será a conduta, já que o problema da criança andar na ponta dos pés pode estar relacionado desde a uma perna mais curta que a outra ou até um problema neurológico.

Os pais não devem punir ou forçar a criança a andar de outra forma. Cada criança tem o seu tempo!

Tratamento
Quando a criança continua a andar na ponta dos pés, o tratamento é necessário. Ele pode ser feito com sessões de fisioterapia ou até mesmo uma correção cirúrgica.

Cabe aos pais perceberem as dificuldades da criança.
Constatando que há mesmo um problema, os pais devem procurar auxílio e orientação com o pediatra para que tracem juntos uma melhor estratégia.

Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta