Open/Close Menu Joseph El-mann
Segundo trimestre

Para muitas mães, o segundo trimestre é a fase mais agradável e confortável da gravidez. Você está naquele lugar onde seu enjoo matinal provavelmente desapareceu, e sua barriga não é tão grande que atrapalhe ou cause alguma dor. Alguns desconfortos podem ocorrer, no entanto, os mais comuns são tonturas e dores ligamentares. Com alguma sorte, esses sintomas desagradáveis ​​podem ser compensados ​​por uma explosão de energia durante este trimestre. Enquanto isso, seu pequeno continua a crescer e se desenvolver em um ritmo constante. Confira o que vem nas semanas 14 a 27 da gravidez.

Quanto tempo dura o segundo trimestre?

O segundo trimestre vai de 14 a 27 semanas de gestação, com duração de 14 semanas ou aproximadamente três meses e meio.

O desenvolvimento do seu bebê no segundo trimestre

No segundo trimestre da gravidez, o desenvolvimento do bebê continua com a base estabelecida no primeiro trimestre. Seu pequeno vai do tamanho de uma nectarina ao de uma cabeça de couve-flor, e esse surto de crescimento se tornará mais visível para o mundo exterior quando sua barriga se tornar mais proeminente. Cada semana de gravidez traz algo novo. Aqui estão alguns dos destaques:

14 Semanas: Chupando e Engolindo

Quando você estiver com 14 semanas de gravidez, seu filho pode começar a praticar movimentos de sucção e deglutição, possivelmente chupando o dedão nas próximas semanas!

16 semanas: Bebê em movimento

Quando você está com 16 a 18 semanas de gravidez, ou logo depois, você pode sentir uma pequena vibração em sua barriga enquanto seu filho pequeno rola ou se vira no saco amniótico. Se esta é sua primeira gravidez, pode levar mais tempo para detectar as sensações de movimento. Você provavelmente notará que os chutes e movimentos do bebê estão ficando mais fortes a partir das 19 semanas seguintes. Seu bebê está crescendo, mas ainda tem muito espaço para se movimentar agora, o que é bom porque fica um pouco mais apertado durante o terceiro trimestre.

17 semanas: Seu bebê recebe um revestimento ceroso

As glândulas na pele do seu bebê podem já estar produzindo uma substância gordurosa chamada vérnix. Isto irá cobrir o corpo do seu pequeno e age como uma barreira impermeável protegendo a pele.

22 semanas: Seu bebê tem as sobrancelhas

Essas pequenas sobrancelhas são visíveis agora: pequenos tufos de cabelo fino, sem pigmento ainda. Embora as pálpebras do seu bebê ainda fiquem fechadas por mais algumas semanas, seus olhos podem se mover por trás das pálpebras.

23 semanas: Seu bebê responde a sons

Com as orelhas totalmente desenvolvidas, o bebê pode reagir movendo-se ouvindo o som da sua voz ou um barulho alto. Este é um excelente momento para começar a cantar para o seu bebê e tocar música – e não se esqueça de falar com ele e dizer o que você está fazendo.

27 semanas: Seu bebê pode sorrir

O primeiro sorriso do seu bebê pode estar acontecendo a qualquer momento, já que os bebês muitas vezes começam a praticar dentro do útero por volta das 27 semanas. Sorrir normalmente ocorre quando o bebê está dormindo, muitas vezes durante o sono Rapid Eye Movement (REM).

O que está acontecendo no segundo trimestre

Não é só o seu bebê que está ocupado! Você tem uma programação completa também. Por volta da metade da sua gravidez – em aproximadamente 20 semanas – você provavelmente fará uma ultrassonografia para verificar a saúde do seu bebê. Faça esta consulta com seu médico, se ainda não fez.

Alerta de spoiler: se você quiser, também pode descobrir o sexo do seu bebê durante essa verificação.

Neste trimestre sua barriga e seios crescerão notavelmente. Você pode precisar mudar para roupas maiores e mais confortáveis. É interessante procurar por sutiã que sustente bem os seios para não gerar dores. Se seus seios estiverem muito doloridos, consulte seu médico.

Durante o segundo trimestre, você pode experimentar uma explosão extra de energia, que pode ser usada para iniciar ou continuar sua rotina de exercícios. Embora a orientação seja verificar com seu médico primeiro, caminhar, nadar e fazer um pouco de Yoga pré-natal podem ser boas opções de exercícios na gravidez. Você também pode usar esse tempo para preparar o quartinho, comprar itens necessários para o bebê e preparar as coisas para chegada dele.

Sintomas do segundo trimestre

Os sintomas que você pode notar no segundo trimestre podem incluir congestão nasal, tontura, cãibras nas pernas, dor nas costas e alterações na pele. Veja abaixo para mais detalhes sobre alguns destes:
Circulação. Seu corpo está experimentando mudanças na circulação, incluindo menos fluxo sanguíneo na parte superior do corpo e na cabeça. Isso pode fazer você se sentir um pouco tonta. Se você se sentir tonta, deite-se de lado, se puder. Além disso, certifique-se de beber muitos líquidos. Você pode ser capaz de ajudar a evitar tonturas, movendo-se mais lentamente quando você muda de posição ou se levanta. Acima de tudo, se você estiver preocupada com o que está sentindo, pergunte ao seu médico.

Dor do ligamento redondo. Se você sentir dor ou cólicas na região da virilha, é provável que seja devido à dor no ligamento. À medida que o útero cresce, os ligamentos que o prendem no abdômen se alongam e isso pode causar dor. Normalmente, a dor do ligamento redondo não é nada para se preocupar, mas se ficar intenso ou não desaparecer, entre em contato com seu médico. Dor na virilha ou na barriga durante a gravidez também pode ser um sinal de uma possível complicação, então o seu médico precisará descartar qualquer coisa mais séria. Outros sintomas que podem surgir são dor no quadril e pélvica.

Alterações na pele. Sua pele pode começar a parecer diferente durante o segundo ou terceiro trimestre. Durante a gravidez, seu corpo produz mais melanina – o pigmento que dá cor à pele – para que seus mamilos fiquem mais escuros e manchas marrons possam aparecer em seu rosto (chamadas de cloasma ou “máscara de gravidez”).

Você também pode notar uma linha escura que vai da sua região pubiana até o umbigo – isso é chamado de linha nigra. Estas manchas de pele mais escuras tendem a desbotar lentamente após o nascimento do bebê. À medida que seu bebê cresce e você ganha peso na gravidez, pode sentir uma pele seca e prurida ou desenvolver estrias. Não existem soluções comprovadas para as estrias, mas um creme hidratante pode ajudar a aliviar a coceira da pele.

Ganho de Peso e Náusea no Segundo Trimestre

Com alguma sorte, sua náusea desapareceu e seu apetite saudável voltou, mas lembre-se de que você não deve realmente “comer por dois”. Você só precisa de cerca de 300 calorias extras por dia – isso equivale aproximadamente a um copo de leite desnatado e metade de um sanduíche – por isso é melhor se concentrar em seguir uma dieta equilibrada que nutre você e seu bebê. Se você está preocupada que não está ganhando peso suficiente ou que está ganhando muito, fale com seu médico ou nutricionista.

Conforme você ganha peso e sua barriga começa a crescer e se projetar, as pessoas começarão a perceber que você está grávida. Lembre-se que o ganho de peso constante é uma parte importante do segundo e terceiro trimestres, e é um lembrete de que você está cada vez mais perto de conhecer seu bebê.

Perguntas rápidas

Como devo me sentar durante a gravidez? 
Contanto que você esteja confortável e apoiada, você não precisa se sentar de uma maneira particular. Se você vai ficar sentada por longos períodos de tempo, como no trabalho, use uma cadeira ajustável com apoio para as costas, ou coloque uma pequena almofada ou travesseiro atrás das costas. Ajude a diminuir qualquer inchaço nas pernas usando um banquinho ou qualquer outra coisa para elevar seus pés.

Como deve uma mulher grávida se deitar? 
À medida que sua barriga aumenta você pode se esforçar para encontrar uma posição confortável quando se deitar e tentar dormir. Deitada de bruços pode ser desconfortável e dormir de costas coloca o peso do bebê sobre os músculos das costas e da coluna vertebral. Como resultado, sua melhor posição de sono provavelmente está em deitar de lado com os joelhos flexionados.

Checklist para este Trimestre

  • Comece a pensar em nomes de bebês.
    Converse com seu médico sobre opções de exercícios seguros
    Marque uma consulta com seu médico para fazer o check-up e a ultrassonografia periódica e pergunte sobre qualquer teste de diagnóstico, como a amniocentese, caso tenha interesse em fazer.
    Discuta suas preferências de nascimento com seu médico
    Caso trabalhe, comece a conversar com o seu chefe sobre a sua licença de maternidade

A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta