Open/Close Menu Joseph El-mann
GANHO DE PESO NA GRAVIDEZ

Quanto peso eu devo ganhar durante a gravidez?

Um teste positivo de gravidez traz, além de toda a emoção, um monte de dúvidas e expectativas. Recebemos algumas futuras mamães com alguns questionamentos sobre alimentação, então vamos dividir com vocês as nossas orientações e dicas em alguns posts.

À medida que a sua barriga cresce ao longo das 40 semanas de gravidez, a maior parte do peso extra que você ganha vem do seu bebê em crescimento, mas é perfeitamente normal, e saudável, ganhar alguns quilos extras também. Não há um número exato quando se trata de ganho de peso na gravidez, já que dependerá do seu tipo de corpo, peso inicial e outros fatores – como se você está tendo um único bebê ou múltiplos.

O que é considerado ganho de peso normal na gravidez?

Não há duas futuras mamães iguais, e é por isso que o ganho de peso recomendado dependerá principalmente do seu peso pré-gestacional e do IMC.

O que é o IMC?

É a abreviatura de índice de massa corporal, que é um valor que conseguimos calculando o seu peso (em quilogramas) dividido pela sua altura (em metros), ao quadrado. Na maioria dos casos, oferece uma estimativa para medir a gordura corporal. Quando se trata de ganho de peso durante a gravidez, a regra geral é que, se você tem um IMC baixo, seu ganho de peso recomendado será maior do que para alguém com um IMC mais alto. Se você não tiver certeza do que é certo para você, converse com seu médico sobre a quantidade saudável de peso a ser obtida durante a gravidez.

Ganhando peso na gravidez gradualmente

Resista à tentação de “comer por dois” – quando você está grávida, é importante ganhar peso gradualmente. De fato, durante o primeiro trimestre, seu corpo não precisará de nenhum peso extra para sustentar o bebê. Ganhar peso pode ser difícil nos primeiros meses, mas a medida que sua gravidez progride você precisará ganhar peso de forma constante e gradual no segundo e terceiro trimestres.

Esta é uma análise aproximada de quantas calorias extras você deve ingerir para um ganho de peso saudável na gravidez por trimestre

Primeiro trimestre: 100 calorias extras por dia.
Segundo trimestre: Cerca de 340 calorias extras por dia.
Terceiro trimestre: Cerca de 450 calorias extras por dia.

Essas calorias extras baseiam-se na ingestão inicial recomendada de 2000 calorias por dia. Lembre-se: Essas diretrizes podem variar dependendo do seu IMC e de outros fatores, como se você estiver esperando gêmeos ou múltiplos.

Não há necessidade de se forçar a exceder sua ingestão de calorias se você não estiver com fome. Em vez disso, ouça seu corpo. Siga um plano de nutrição para uma gravidez saudável e discuta suas necessidades de calorias com o seu médico, caso ainda não tenha certeza.

Não faça dieta enquanto estiver grávida, mas também esteja atenta aos alimentos que consome. Certifique-se de ter muita comida nutritiva e saudável – você não precisa se entregar a porções duplas de chocolate e sorvete para nutrir seu bebê em crescimento. Se você está acima ou abaixo do peso, seu médico pode lhe dar alguns conselhos nutricionais para que você e seu bebê permaneçam saudáveis ​​durante toda a sua gravidez.

De onde vem o ganho de peso na gravidez?

Nem todo ganho de peso na gravidez se traduz em gordura. Um bebê médio vai pesar cerca de sete a oito quilos quando ele nasce, o que é uma parte significativa do ganho de peso médio durante a gravidez. Alguns outros fatores que podem contribuir para o seu peso na gravidez incluem:

Útero maior: 900g
Placenta: 680g
Líquido amniótico: 900g
Seios maiores: 450g a 1,350g
Volume de sangue aumentado: 1,350g a 1,800g
Volume de fluido aumentado: 900g a 1,360g
Depósito de gordura extra: 2,720g a 3.600g

Você perderá a maior parte do peso da gravidez quando o bebê nascer, mas precisará dessas reservas extras de gordura para estimular/aumentar a produção de leite materno.

O mais importante durante a gravidez é a sua saúde e a do seu bebê. Não importa o seu peso inicial, a melhor coisa que você pode fazer é ter certeza de estar recebendo o alimento que você e seu bebê precisam. Cada mãe é diferente, por isso ouça o seu corpo e não tenha medo de pedir ajuda ao seu médico sobre o que é melhor para você em relação ao ganho de peso na gravidez.

2015 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.