Open/Close Menu Joseph El-mann
primeiro-trimeste

Bem-vinda ao primeiro trimestre da gravidez. Nós compilamos algumas informações úteis sobre como o seu pequeno está crescendo e o que você pode esperar, junto com algumas dicas para este período importante.

Quanto tempo dura o primeiro trimestre?

O primeiro trimestre tem cerca de 13 semanas e, na verdade, começa antes de você estar grávida. De fato, o primeiro dia do seu último período menstrual é considerado o início da semana um da gravidez. Uma gravidez a termo demora cerca de 40 semanas. O seu ginecologista contará 40 semanas desde o início do seu último período para lhe dar uma data estimada para o parto.

O desenvolvimento do seu bebê no primeiro trimestre

Durante o primeiro trimestre da gravidez, o que começa como um pequeno montinho de células rapidamente se transforma em um feto que é aproximadamente do tamanho de uma grande ameixa. Nessas primeiras semanas de gravidez, o cérebro, a medula espinhal, o coração e os membros minúsculos do seu filho – como os dedos das mãos e dos pés – se formarão.

Enquanto isso, seu útero está se tornando um lar confortável para o seu bebê, que será nutrido pelo desenvolvimento da placenta e do cordão umbilical. No final do terceiro mês de gestação, todos os órgãos essenciais e partes do corpo estarão no lugar – embora em tamanho pequenino. Há muita coisa acontecendo neste trimestre, mas aqui estão alguns dos marcos mais empolgantes:

4 semanas: Implantação

A bola de células que se dividem rapidamente, chamada de blastocisto, se implanta no útero. As células internas se tornarão o embrião e as células externas se tornarão a placenta. A placenta fornecerá alimento para o seu bebê a partir de agora até o parto.

6 semanas: tomando forma

Por volta de seis e sete semanas, o coração, os pulmões e outros órgãos-chave começam a se desenvolver, e a cabeça e os membros também tomam forma. O que foi uma bola de células apenas algumas semanas atrás está formando uma forma de “c” mais reconhecível.

9 semanas: em movimento

Por volta da semana 9 , o seu pequenino, agora conhecido como feto, pode começar a se movimentar. Você provavelmente não conseguirá sentir nenhum movimento até o segundo trimestre.

10 ou 11 semanas: o som do coração do seu bebê

Por volta das semanas 10 ou 11, o coração de seu pequenino pode estar batendo alto o suficiente para ser ouvido com um ultrassom Doppler, que seu médico pode realizar em sua próxima consulta.

O que está acontecendo no primeiro trimestre

Você está enfrentando um dos sintomas típicos da gravidez no primeiro trimestre, mas ainda não tem certeza se está realmente grávida? Um teste de gravidez caseiro pode confirmar seu palpite, mas a indicação é de procurar o seu médico de confiança se tiver alguma dúvida.

Algumas futuras mães acham o primeiro trimestre da gravidez bastante desafiador. Você pode estar em um passeio em uma montanha-russa emocional, como uma corrida de hormônios. O início da gravidez provoca mudanças de humor mais intensas do que você pode estar acostumada. Você também pode ter que lidar com alguns sintomas irritantes do primeiro trimestre – mais sobre estes abaixo. As boas notícias? Cada sintoma é um lembrete de que você está trazendo uma nova vida ao mundo, e cada semana de gravidez traz algo interessante e novo.

Neste trimestre, geralmente entre 11 e 13 semanas, o médico poderá oferecer um teste de triagem opcional e também explicará o teste com mais detalhes. Um teste de triagem no primeiro trimestre, que normalmente inclui um exame de sangue e um ultrassom, verifica a Síndrome de Down e outras anormalidades ou defeitos congênitos.

O exame de sangue monitora os níveis de certas substâncias no sangue, e o ultrassom verifica qualquer fluido extra na parte de trás do pescoço do feto. É importante notar que uma triagem no primeiro trimestre não diagnostica nenhuma condição em particular; em vez disso, avalia o possível risco de várias condições. Se o seu ginecologista observar determinados fatores de risco, você pode optar por realizar testes diagnósticos mais completos.

Sintomas do primeiro trimestre

Os sintomas que você experimenta no primeiro trimestre podem variar de semana para semana. Além disso, os sintomas que você experimenta durante a gravidez podem diferir do que você experimentou em uma gravidez anterior. Além de sintomas como sensibilidade nos seios e fadiga, que podem ocorrer no início da gravidez, aqui estão alguns dos sintomas mais comuns durante este trimestre:

Sangramento de implantação. Após a concepção, à medida que o óvulo fertilizado se implanta no seu útero, você pode sentir algumas câimbras e manchas leves. Entre em contato com seu médico se tiver alguma dúvida ou preocupação.

Náusea. O mal-estar (e às vezes vômito), conhecido como enjoo matinal, geralmente aparece no primeiro trimestre, embora, ao contrário do seu nome, não ocorra apenas no período da manhã! Tente pensar no enjoo matinal como um lembrete reconfortante de que você está esperando um bebê. Algumas estratégias simples como chupar uma fatia de limão ou beber chá de gengibre, podem ajudar a diminuir a náusea.

Micção frequente. Com rápidas alterações hormonais e os órgãos do seu corpo trabalhando mais do que o normal, você pode precisar fazer xixi com mais frequência do que o habitual.

Gravidez “brilho”. Graças ao aumento da quantidade de sangue no corpo e nos hormônios da gravidez, sua pele pode ficar mais rosada e até mais brilhante no primeiro trimestre.

Acne hormonal. Um aumento na produção de óleo desencadeada por hormônios pode obstruir os poros e levar a acne em algumas futuras mamães.

Desejos Muitas mulheres têm anseios por comidas incomuns quando estão grávidas, e geralmente não se preocupam com isso. Se você começar a desejar qualquer item não-alimentício como argila, gelo ou sabão em pó, fale imediatamente com seu médico.

Checklist para este trimestre

• Prepare-se para uma ampla gama de emoções durante a gravidez. Lembre-se de que não há problema em sentir o que você está sentindo, mesmo que não seja o que você acha que sentiria. Seu humor pode mudar de ser feliz e animada para se sentir sobrecarregada e ansiosa, e tudo mais. Converse com seus familiares e com o seu médico sobre seus sentimentos durante este trimestre, ou em qualquer outro estágio da gravidez e até mesmo após o nascimento do bebê.

• Faça uma dieta saudável e equilibrada para ajudar com as doenças e desejos. O seu médico e também um nutricionista podem fornecer mais informações sobre suas necessidades nutricionais e de calorias durante este período.

• Consulte o seu médico sobre a ingestão de ácido fólico e vitaminas pré-natais.

Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta