Open/Close Menu Joseph El-mann
Plano de parto

Antes de explicar sobre o que é o plano de parto, eu quero lembrar que estamos suscetíveis a intercorrências, mudanças de ideia, de lógica, de opinião. Por mais que planejemos, estabeleçamos uma ordem e detalhemos perfeitamente o que, hoje, faz sentido pra gente, o rumo de tudo pode mudar sem nem termos tempo para pensar. É assim com tudo na vida e por isso estar bem preparada psicologicamente é tão importante desde o primeiro momento da gravidez.

Há sempre uma idealização de como a gente gostaria que acontecesse o parto.
As primeiras contrações, o susto, falar com obstetra, ida à maternidade, avisar a família, sobre a duração do parto, a sala de cirurgia ou o quarto com banheira, dores e esforço, a iluminação, os batimentos cardíacos, o apoio, ocitocina, doula, não aguento mais, nascimento, choro, UTI… “Ok, ok! Está tudo bem – são só pensamentos”.

plano de parto

Fazer um plano de parto nada mais é do que colocar no papel todas as suas vontades para a hora mais incrível da sua vida: o nascimento do seu filho. No plano de parto são colocados os procedimentos médicos que você aceita e quais prefere evitar, afinal, além do respeito pelos seus desejos também é direito de toda a gestante participar de tudo o que envolve o seu bem-estar e do bebê, inclusive condutas médicas emergenciais sem sua participação consciente, saber os riscos e benefícios.

A relação médico-paciente deve ser honesta e aberta a questionamentos e explicações de todas as formas. A decisão de ser mãe é corajosa e por si só gera uma ansiedade incontrolável muitas vezes. O plano de parto serve de apoio para ambos.

Você deve fazer o seu plano de parto da forma que julgar melhor.
Abaixo estão alguns exemplos como inspiração.
Plano de Parto Dr. Joseph E-Mann
(Inspirado no modelo do livro Parto Normal ou Cesárea – Tudo o que as mulheres deveriam saber, de Ana Cristina Duarte e Simone Diniz – Unesp)
Plano de Parto Unimed Blumenau
Plano de Parto – Revista Crescer

Links interessantes que podem te ajudar a escrever o plano de parto
Amigas do Parto
Despertar do parto

Para que a chegada do seu bebê seja ainda mais especial, converse também com o seu pediatra. Ele poderá te orientar nas questões após o nascimento e explicar quais são os primeiros procedimentos que devem ser realizados no recém-nascido.

Confie em você e nos seus instintos maternos. Coloque no seu plano de parto todos os seus desejos, afinal, qualquer detalhe não é um mero detalhe quando falamos do nascimento de um filho.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta