Open/Close Menu Joseph El-mann
piolho

Tem piolho por aí?

A pediculose, nome médico técnico para o problema, é uma doença parasitária provocada pela infestação de piolhos e lêndeas (os ovos da praga) no couro cabeludo.

O piolho é uma doença incômoda e de baixa gravidade bastante comum na infância, principalmente entre crianças que frequentam creches e escolinhas. Mas a verdade, porém, é que todo mundo pode pegar.

Os piolhos são parasitas sugadores de sangue que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos. São pretos e sem asas e ficam caminhando pelo couro cabeludo. São mais difíceis de identificar do que as lêndeas, os ovos do piolho (pontinhos brancos que ficam agarrados nos fios de cabelo).Piolho no couro cabeludo

A transmissão do piolho se dá via contato físico direto, ao abraçar uma pessoa com piolho, no compartilhamento de objetos como travesseiros, bonés, toucas, etc. O período de incubação dura de 8 a 10 dias.

Ao contrário do que pensamos, os piolhos também gostam de cabelos limpos, assim, manter os cabelos limpos (seu e de seus filhos) não muda em nada o risco de infestação.

Qual é o tratamento correto para piolho? Alguém falou vinagre?

Errado. Assim como outras receitas caseiras tão faladas desde os tempos de nossas avós, o vinagre não deve ser usado para o tratamento do piolho.
Caso seu filho tenha sido diagnosticado com piolho, o tratamento é feito a base de xampus específicos. No caso das lêndeas, a inspeção regular, com o uso de um pente-fino é a indicação.

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta