Open/Close Menu Joseph El-mann
O que causa desejos de gravidez

Os especialistas não sabem ao certo o que causa esses desejos de gravidez difíceis de resistir, mas podem ser a maneira do seu corpo informar que alguns nutrientes, como vitamina C, cálcio ou ferro, estão faltando na sua dieta. Os desejos também podem ser um resultado de sua necessidade de sabores mais fortes durante a gravidez, ou um resultado da necessidade de calorias extras do seu corpo, agora que está fornecendo alimento também para o seu bebê. Os desejos de gravidez precoce durante o primeiro trimestre também podem estar ligados a um aumento nos hormônios da gravidez. Como a gravidez é cheia de mudanças, é possível também que você esteja se sentindo um pouco sobrecarregada, cansada ou mais emotiva, e que esteja apenas mais ansiosa por suas comidas favoritas.

O que causa desejos de gravidez?

Desejos de gravidez e aversões:

Quais são as aversões alimentares na gravidez?

Durante a gravidez, de repente você pode se vir incapaz de tolerar o gosto ou o cheiro (ou ambos) de um determinado alimento, mesmo que isso não tenha acontecido antes; café e peixe são relatados frequetemente no consultório. Diferentes teorias existem sobre o que desencadeia essas aversões, mas pode ser que você esteja simplesmente mais sensível a certos odores e sabores devido a mudanças em seus hormônios. O enjôo matinal pode estar relacionado a algumas aversões, pois certos cheiros podem fazer com que você se sinta mais enjoada.

Quando os desejos e as aversões à gravidez começam e terminam?

Os desejos e aversões podem ser um sinal precoce de gravidez, aparecendo no primeiro trimestre, juntamente com todas as alterações hormonais em curso no seu corpo. Para muitas mulheres, os desejos por comida tendem a diminuir no segundo trimestre, e depois que seu bebê nascer, todos esses desejos e aversões serão coisa do passado. Algumas mulheres não sentem nenhum desejo ou aversão.

Desejos de gravidez, o que causa

 Desejos comuns de gravidez

Você provavelmente já ouviu piadas sobre desejos estranhos de gravidez. Embora você possa não estar polvilhando açúcar em seu bife, você ainda pode estar experimentando outros desejos incomuns de comida, especialmente tarde da noite. Embora cada futura mamãe tenha sua própria história, aqui estão alguns desejos comuns de gravidez:

  • Sorvete;
  • Chocolate;
  • Ovos;
  • Queijo;
  • Bacon;
  • Fruta;
  • Manteiga de amendoim;
  • Pimenta ou comida picante;
  • Picles;
  • Limões.

O que fazer com os desejos de comida durante a gravidez?

Quando um desejo chega, você só pensará nele, e você não aceitará substituto. Desde que a comida que você deseja seja razoavelmente saudável, não há problema em ir em frente e comer um pouco. Em outras palavras, se tudo que você quer é chocolate, então coma um pedaço de chocolate! Às vezes, pode nem ser que você almeje algo em particular, mas você não pode suportar a idéia de comer qualquer outra coisa. Na verdade, você pode se sentir enjoada só de pensar em se aproximar de qualquer outro alimento.

Os desejos e aversões são uma parte normal da gravidez, mesmo que os desejos de duas mães não sejam os mesmos. Talvez você não consiga comer salgadinhos suficientes, ou você realmente quer algo doce. Talvez você queira encontrar algo frio e crocante, ou de repente você se vê emparelhando alimentos que normalmente você nunca sonharia em comer juntos.

Contos antigos dizem que desejar doces significa que você está esperando uma menina, enquanto que os desejos salgados significam que você está tendo um garotinho. Claro, não há base científica para isso. Na verdade, ninguém sabe o que leva ao desejo de sal ou doce durante a gravidez.

O que causa desejos durante a gravidez?

Desejos que você deve informar ao seu médico

Algumas mulheres grávidas podem desejar alimentos não comestíveis, como argila, sabão em pó, sujeira, argila, cinzas ou lascas de tinta, ou mesmo gelo. Este pode ser um sinal de deficiência nutricional. Se você tem vontade de comer itens não comestíveis, converse com seu médico e não ceda a esses desejos, pois isso pode ser prejudicial para você e seu bebê.

Os desejos são normais e podem até ser engraçados. Você provavelmente terá algumas histórias bem divertidas para contar.

Tenha em mente que enquanto você está recebendo toda a nutrição que você tanto precisa enquanto está grávida, dar-se uma liberdade aqui e ali é totalmente aceitável. Ouça seu corpo e aproveite o passeio.

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta