Open/Close Menu Joseph El-mann
Morte Súbita do Lactente – Clínica Pediátrica Dr Joseph El-Mann

A Morte Súbita do Lactente é uma enfermidade trágica que pode causar até 4000 mortes infantis nos EUA por ano. Esta patologia inesperada na infância pode ser confusa de entender para todos, pois pode estar relacionada a outros tipos de morte que possa ter alguma relação com o sono como: sufocamento, asfixia e estrangulamento. Para efeito de prevenção e educação do paciente, uma coisa é certa – AMBIENTE SEGURO PARA DORMIR – pode fazer a prevenção eficaz da Morte Súbita do Lactente.

 

A melhor maneira atualmente de se reduzir o risco da Morte Súbita do Lactente relacionada ao sono são baseadas em recomendações da Academia Americana de Pediatria sobre um ambiente seguro para as crianças dormirem. Sabemos que os ambientes, costumes de famílias, presença ou não de babás são variantes e que devemos levar em consideração na cultura de cada um. Diferenças na criação existem, mas não devem estar relacionadas ao uso de chupetas, tipos de berços, tipos de roupa de cama ou roupa de dormir, pois é necessário reduzir a chance de Morte Súbita do Lactente

Morte Súbita do Lactente - Dr Joseph El-Mann

Morte Súbita do Lactente – Dr Joseph El-Mann

Síndrome da Morte Súbita do Lactente é uma importante causa de morte principalmente entre crianças com idade entre 1 mês e 1 ano. Quando a morte de uma criança ocorre e está relacionada com sono, não podendo ser explicada após uma investigação completa do caso em que são descartadas outras causas, pode-se atribuir a Morte Súbita do Lactente como principal causa.

 

A Morte Súbita do Lactente ocorre em:

  • Criança vulnerável
  • Durante uma fase crítica do desenvolvimento (< 6 meses é o período de maior risco) a criança está exposta a alguns fatores exógenos conhecidos, tal como posição de bruços, excesso de roupa e cobertores e obstrução das vias aéreas por algum motivo.

Não existe um marcador específico para que o diagnóstico da Morte Súbita do Lactente, por isso o principal a se fazer para reduzir o risco é ter conhecimento dos fatores que estão associados a Morte Súbita do Lactente.

 

Protegendo da Morte Súbita do Lactente

Aleitamento Materno - Dr Joseph El-Mann

Aleitamento Materno – Dr Joseph El-Mann

Um dos maiores fatores de proteção da Morte Súbita do Lactente é a amamentação. Estudos mostram que a amamentação em qualquer extensão e duração está associada a redução do risco, variando a uma redução maior quando o aleitamento materno é exclusivo.

Medidas protetoras adicionais, como evitar contato do bebê com pessoas doentes, manter o cartão de vacina atualizado, evitar uso de álcool, drogas ou cigarro no pré-natal e após o nascimento.

Quando temos o conhecimento dos fatores de risco para Morte Súbita do Lactente – ambiente, posição para dormir, temperatura, fica mais fácil estarmos atentos nas situações.

Os princípios do SONO SEGURO devem ser respeitados e seguidos desde um simples cochilo até o sono profundo e mais demorado. Os pais precisam orientar e ter certeza que as orientações são seguidas pela babá, na creche, avós ou outros familiares.

 

Veja no canal do Youtube um ótimo vídeo para um Sono Seguro:

 

Confira no próximo artigo outras orientações do Dr Joseph El-Mann para garantir um sono tranquilo para os pais e o bebê!

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta