Open/Close Menu Joseph El-mann
Bebê dormindo seguro - Dr Joseph El-Mann

Morte Súbita do Lactente – PARTE II.
Conforme colocamos no outro artigo (clique aqui caso não tenha visto), algumas medidas básicas são necessárias para reduzir o risco de Morte Súbita do Lactente. Dicas simples que podem salvar a família deste acontecimento. Abaixo vamos exemplificar melhor. Caso tenham dúvidas, podem entrar em contato com a Clínica do Dr Joseph El-Mann.

 

Posição do Sono

Bebê dormindo seguro - Dr Joseph El-Mann

Bebê dormindo seguro – Dr Joseph El-Mann

Dormir em decúbito dorsal (barriga para cima) foi a grande mudança na campanha de prevenção da Morte Súbita do Lactente e continua sendo o marco do sono seguro. Dormir nesta posição começar ao nascimento e continuar até que a criança possa rolar da posição de barriga para cima até barriga para baixo e vice-versa. Nesta fase a criança já domina o movimento e é difícil o controle sendo então permitido que a criança assuma a melhor posição para ela.

Dormir de barriga para cima é um importante fator de prevenção da Morte Súbita do Lactente e deve ser a posição adotada exclusivamente, não devendo usar rolos para segurar a criança, cobertores ou posição lateral para dormir.

 

O Risco da Broncoaspiração e Asfixia

Como tipicamente os bebês são colocados para dormir após mamar ou comer, existe uma falsa sensação de que se colocarmos o bebê de barriga para cima ele pode golfar e aspirar o conteúdo do estômago para os pulmões. Porém, sabemos que bebês saudáveis colocados de barriga para cima enquanto dormem são menos propensos a broncoaspirar do que as crianças colocadas de bruços.

Com o bebê de barriga para cima você vai notar que as vias aéreas se posicionam acima do esôfago (passa comida), o que permite que em caso de regurgitação ou golfada de alimento, este seja prontamente deglutido. Já na posição de barriga para baixo ou bruços, o esôfago se encontra em uma posição acima das vias aéreas, o que torna a probabilidade de broncoaspirar maior.

Observe a figura abaixo:

Prevenção Morte Súbita do Lactente - Dr Joseph El-Mann

Prevenção Morte Súbita do Lactente – Dr Joseph El-Mann

 

Prevenção Morte Súbita do Lactente - Dr Joseph El-Mann

Prevenção Morte Súbita do Lactente – Dr Joseph El-Mann

 

Berço Seguro

Berço seguro não deve conter nada além do bebê, de barriga para cima, e em um colchão firme com lençol firmemente ajustado e sem sobras. Não deve conter almofadas, colchas, travesseiros, brinquedos de pelúcia, rolos ou outros dispositivos para posicionar o bebê ou brinquedos com corda que possam ser alcançáveis.

Segundo a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor Americano, a estrutura do berço seguro deve seguir as seguintes normas:

  • O berço não pode ter mais grades móveis que sobe e descem
  • As hastes devem ser de madeira forte para que não haja risco de quebrar
  • O berço deve conter dispositivos para que se apertem as hastes evitando que fiquem bambas ou soltas
  • O suporte do colchão deve ser firme
  • Testes de segurança devem ser executados em todos os berços
Bebê dormindo seguro - Dr Joseph El-Mann

Bebê dormindo seguro – Dr Joseph El-Mann

 

Segurança do berço - Dr Joseph El-Mann - Fonte: CPSC

Segurança do berço – Dr Joseph El-Mann – Fonte: CPSC

 

Segurança do berço - Dr Joseph El-Mann - Fonte: CPSC

Segurança do berço – Dr Joseph El-Mann – Fonte: CPSC

Dividindo quarto com a mamãe

Ao contrário do que se pensava inicialmente, estudos demonstram que agora o bebê dormir no quarto da mãe nos primeiros meses de vida é mais seguro. A possibilidade de melhor monitorização e vigilância reduz o risco de morte associado ao sono e impede eventos como sufocação e estrangulamento.

Bebê e Mamãe - Sono Seguro - Dr Joseph El-Mann

Bebê e Mamãe – Sono Seguro – Dr Joseph El-Mann

O berço no quarto da mãe favorece também maior proximidade para alimentação (independentemente do tipo). A estratégia mais segura durante a noite é recolocar o bebê no berço após a alimentação, em vez de deixa-lo dormir enquanto está na amamentação ou colocar o bebê na cama dos pais. O berço da criança deve estar ao alcance do braço da mãe.

 

Dividir a mesma cama com bebê

Colocar o bebê para dormir na cama dos pais está associado com risco aumentado de Morte Súbita do Lactente. A recomendação é que o bebê durma no próprio berço com todas as recomendações de segurança, e se possível, o berço deve estar ao alcance do braço da mãe.

Bebê e Pais - Sono Seguro - Dr Joseph El-Mann

Bebê e Pais – Sono Seguro – Dr Joseph El-Mann

 

Roupas de dormir e cobertores

A forma ideal de vestir o bebê para dormir é com uma roupa de uma peça só apropriada para o peso, idade e época do ano, de modo que não haja necessidade do uso de lençol ou cobertor. Se houver a necessidade do uso de cobertor, o bebê deve ser colocado na parte inferior do berço com os pés encostados no pé do berço e o cobertor deve ser fino, leve e estar preso em três pontos (laterais e inferior) para evitar que cubra a cabeça. A borda superior do cobertor deve estar abaixo da axila. Ao colocar o bebê com os pés encostados na parte inferior do berço, ajuda-o a não escorregar para baixo do cobertor.

 

Onde o bebê não deve dormir

Os pais dormirem junto com bebê no sofá ou cadeira deve ser evitado, pois está associado ao risco aumentado de Morte Súbita do Lactente.

Os pais devem evitar colocar os bebês para dormirem em cadeiras de carro, carrinho de bebê, balanços, etc. O bebê não deve ser colocado na posição sentada para dormir, pois bebês pequenos tem a cabeça relativamente pesada e os músculos do pescoço não são fortes o suficiente, assim a cabeça pode cair e fazer algum bloqueio da via respiratória.

 

Uso da chupeta para dormir

Chupeta - Dr Joseph El-Mann

Chupeta – Dr Joseph El-Mann

Embora o mecanismo não seja totalmente compreendido, o uso da chupeta para dormir está associado com uma redução no risco da Morte Súbita do Lactente, mesmo que a chupeta caia da boca durante o sono, não sendo assim necessário que os pais fiquem recolocando a chupeta durante o sono. As chupetas não devem ser introduzidas nas primeiras semanas de vida enquanto o aleitamento materno estiver sendo estabelecido.

Devido ao risco de estrangulamento, as chupetas não devem ser penduradas no pescoço.

 

Calor não é bom

Muito pais tem uma tendência a colocar muita roupa nos bebês para dormir, o que pode causar um superaquecimento e que está associado com risco aumentado de Morte Súbita do Lactente. As crianças devem estar vestidas adequadamente para a temperatura do ambiente, usando uma peça única de roupa. A temperatura do ar condicionado deve ser ajustada para ser confortável para o adulto.

Os pais devem saber avaliar sinais de superaquecimento, como transpiração e sensação de calor ao toque. Não é recomendado cobrir o rosto do bebê em nenhuma hipótese.

O uso do ventilador não está associado com aumento do risco de Morte Súbita do Lactente. Se for usar ventilador, apenas não deve direcionar ao rosto do bebê.

Sono do Bebê - Sono Seguro - Dr Joseph El-Mann

Sono do Bebê – Sono Seguro – Dr Joseph El-Mann

 

Colocando bebê de barriga para baixo

Você pode e deve colocar o seu bebê de barriga para baixo durante um período do dia e sempre sob supervisão. Este posicionamento é necessário para o desenvolvimento normal do bebê e deve ser iniciado o mais precoce possível, pois ajuda no fortalecimento dos músculos do pescoço e da parte superior do corpo, além de minimizar o achatamento do osso occipital que pode ocorrer no bebê. Ao fazer este exercício deve-se estimular o bebê a levantar a cabeça, podendo fazer no chão ou sob o peito dos pais.

 

Sono do Bebê - Sono Seguro - Dr Joseph El-Mann

Sono Seguro – Dr Joseph El-Mann

 

Resumo das orientações – Risco reduzido de Morte Súbita do Lactente

  • Coloque sempre o bebê para dormir de barriga para cima em um colchão firme, de tamanho adequado para o berço que deve seguir os parâmetros de segurança.
  • Remova do berço almofadas, travesseiros, colchas e brinquedos.
  • Para dormir vista o bebê com roupa de uma peça só e apropriada a temperatura. Evite superaquecer o bebê.
  • O uso de acessórios para posicionar o bebê está contraindicado.
  • Não coloque o bebê para dormir em sofás, colchão macio ou colchão d’água e nem na cama dos pais.
  • Evite usar cobertor, mas se for necessário, coloque o bebê com os pés encostados no pé do berço, use cobertor fino e preso nos três pontos (laterais e inferior) e a parte superior deve ficar à altura da axila do bebê.

 

Seguindo essas orientações, o sono será muito mais tranquilo. Repasse as dicas para todas as pessoas que participam do cuidado com o bebê.

 

 

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta