Open/Close Menu Joseph El-mann
Molusco contagioso

O que é Molusco Contagioso?

Molusco Contagioso é uma doença de pele, comum na infância, causada por um Poxvírus chamado molluscum vírus. Produz tumorações que crescem na camada superficial da pele.

A doença se espalha através de contato com a pele de pessoas contaminadas ou compartilhando toalha de alguém com a doença.

A disseminação da doença pode ocorrer em escolas ou creches.

Sintomas
Molluscum contagiosum causa um pequeno número de lesões tipo nodulações arredondadas, usualmente entre duas e vinte lesões. Na maioria das vezes as lesões são pequenas e de coloração rosada ou da cor da pele, tendem a ser pequenas, com aparência brilhosa e com uma umbilicação central (covinha). As lesões aparecem com mais frequência em face, tronco e extremidades, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, exceto palma das mãos e sola dos pés. São lesões indolores e podem perdurar por vários meses ou anos.

O período de incubação varia entre 2 a 7 semanas, podendo ser maior (até 6 meses).

Quando procurar o pediatra?
Caso você perceba lesões ou nodulações em seu filho que pareçam Molusco Contagioso segundo a descrição, procure seu pediatra.

Diagnóstico
Seu pediatra pode fazer diagnóstico pelo exame clínico das lesões. Se o diagnóstico não for claro, ele lhe indicará ao especialista de confiança.

Tratamento
A maioria das lesões de Molusco Contagioso desaparecem espontaneamente sem necessitar de tratamento. Crianças com uma ou poucas lesões localizadas não necessitam de tratamento especial.
Quando as lesões estão em maior número ou se espalhando pelo corpo, elas podem ser removidas de diversas formas. A curetagem é o método mais usado, que consiste em arrancar as lesões e depois cauterizá-las com a aplicação de tintura de iodo. Outras alternativas são a crioterapia (aplicação de nitrogênio líquido nas lesões), aplicação de ácido tricloroacético, de hidróxido de potássio ou uso prolongado e diário de medicamento de uso domiciliar prescrito pelo dermatologista.

Prognóstico
A Infecção pelo molluscum contagiosum tende a desaparecer espontaneamente no período de vários meses ou anos. Em crianças com doenças do sistema imunológico, a infecção pode permanecer ou disseminar para outras partes do corpo.

Prevenção
Mantenha seu filho afastado do contato pele a pele com criança ou adulto que tenha lesões de molusco contagioso na pele.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta