Open/Close Menu Joseph El-mann

As férias estão acabando, é hora de voltar às aulas. A euforia na hora de comprar os materiais é incontrolável. Novos livros, novos cadernos (que deixam a mochila pesada), novas cores e um ano inteiro pela frente para completar cada linha. 

Mochila pesada pode causar doenças graves

De acordo com o Dr. Marcos Goiabeira, diretor do Espaço Ortopedia, um vilão que pode estar diariamente ao lado das crianças, adolescentes e adultos é a mochila. Isso porque, caso as bolsas estejam com peso além do normal (seria até 10% do peso do corpo), elas podem submeter o esqueleto a um esforço que ele não está preparado para suportar.

O peso nas mochilas além do indicado pode causar alterações posturais e degenerativas. Os problemas podem ser notados a curto ou longo prazo, tais como escoliose, hiperlordose, hipercifose e, em casos mais extremos hérnia de disco. O mais comum, sem dúvida é a dor lombar crônica

Um comportamento muito comum entre os jovens é carregar a mochila em um ombro só. “Essa iniciativa faz com que boa parte do peso do corpo e da mochila sejam transferidos para um só lado do corpo. A pessoa tende a inclinar o corpo para o outro lado na tentativa de compensar o peso extra. Os músculos do lado que carrega o peso podem vir a desenvolver espasmos. Além disso, o ombro também sofre pois precisa suportar sozinho a pressão para baixo aplicada pela alça da mochila. Esta sobrecarga assimétrica também tem efeitos sobre o quadril joelho e tornozelos do lado em que está a mochila”, explica Goiabeira.

Qual mochila escolher?

Formas de carregar a mochila

Caso prefira a convencional, o especialista indica a escolha daquelas que possuem uma tira para apoiar pela cintura também. As bolsas de aula devem ser com duas alças, largas e reforçadas, com quantidade maior de bolsos e divisórias, que proporcionam melhor sustentabilidade e distribuem melhor o peso. As tiras devem ser ajustadas de forma que a bolsa fique mais próxima do corpo.

Início das aulas

Outra opção é a mochila com rodinhas, que pode ser uma alternativa, mas o especialista alerta que o puxador deve ter tamanho adequado à altura de quem usa.

Para evitar problemas na volta às aulas, algumas dicas:

  1. Leve somente o necessário e pesando até 10% do peso do corpo;
  2. Prefira o uso de mochilas com rodas adaptadas ao tamanho da criança;
  3. Aos pais e professores, cheque todos os dias se os materiais que a criança ou adolescente leva são realmente essenciais para as aulas e sempre elimine os excessos;
  4. Evite a automedicação;
  5. Procure um especialista em caso de dor lombar nas crianças.

A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.

 

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta