Open/Close Menu Joseph El-mann
Apoio psicológico

Apoio psicológico: Meu filho não precisa de psicólogo. Será?

Apoio psicológico, quando necessário, serve também para quebrar as barreiras dos medos da criança.

Nós ouvimos muito essa frase durante as consultas. Mas por que procurar um tratamento especializado gera tanto desconforto nos pais? Por que o seu filho não pode ser orientado de outra forma? O que aconteceria se o profissional fechasse um diagnóstico que já foi levantado pelo pediatra?

Essas e muitas outras questões serão o tema principal deste artigo. É uma conversa difícil, e nós sabemos disso, mas precisamos falar.

Dar o braço a torcer, nesse caso, é quase sinônimo de fracasso. O sentimento de “não soubemos educá-lo” ou mesmo “somos péssimos pais” ainda assola os corações quando o assunto é apoio psicológico à criança.

Essa resistência e outros empecilhos criados pelos pais podem prejudicar o desenvolvimento da criança.

Nós, adultos que somos, temos nossos conflitos diários e nem sempre sabemos qual a melhor forma de lidar com eles, não é? Imagina então, agora, quantos conflitos o seu filho pode ter sem saber como resolver!

Por essa falta de habilidade e orientação para contornar as dificuldades é que a criança começa a demonstrar ou dar alguns sinais de que algo não vai bem.

Leiam as perguntas abaixo.
Discutam entre vocês, pais.
Anotem em algum caderno aquelas em que responderam SIM.

1) Meu filho tem estado mais ansioso?
2) Meu filho está mais agitado que o normal?
3) Meu filho está com dificuldade para se concentrar?
4) Meu filho está com dificuldade na escola? Tem recebido reclamações?
5) Meu filho retrocedeu em determinadas situações que já estava habituado?
6) Meu filho está com um comportamento que foge da normalidade?
7) Meu filho tem se queixado de inúmeras dores, mesmo sem qualquer constatação do pediatra?
8) Meu filho, após a nossa (pais) separação, está agindo de outra maneira?

Conseguiram? Essas simples perguntam foram colocadas para que vocês pudessem parar e analisar o comportamento do filho de vocês. Sabemos que, na maioria das vezes, a necessidade de ajuda profissional não está tão evidente.

O auxílio de um psicólogo pode ser fundamental para resolver questões pontuais, como uma separação dos pais, a morte de uma pessoa que a criança era muito ligada, entre outros motivos que fazem nossas estruturas ficarem abaladas. Para a criança não é diferente.

O apoio para o seu filho serve para que ele se reencontre e aprenda a lidar com os seus próprios conflitos e medos, para que ele sinta que é capaz de driblar os problemas, fortalecendo assim a sua autoestima.

O apoio psicológico ajuda a resgatar a autoestima abalada da criança

Conversem com o pediatra do seu filho e discutam se o caso do seu filho necessita de apoio profissional. Não tenham medo do novo, do desconhecido, do diagnóstico confirmado. É só mais uma fase que vocês vão precisar passar. Fortaleçam os laços com o seu filho e sigam juntos nessa caminhada rumo a novas conquistas.

* Este artigo tem como caráter de abordagem a percepção dos pais quanto ao comportamento dos seus filhos, incentivando assim a busca por apoio psicológico quando necessário.

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta