Open/Close Menu Joseph El-mann
Botulismo

O mel parece ser um alimento totalmente inofensivo, não é mesmo? Tanto que muitas vezes é utilizado para o alívio de tosse e dor de garganta, devido a suas propriedades expectorantes. Isso é verdade quando estamos falando dos adultos, mas não de bebês. É que os pequenos, antes do primeiro ano de vida, não devem ingeri-lo.

Menores de 1 ano podem comer mel?

O botulismo é o motivo pelo qual o mel não deve ser dado aos pequenos. O botulismo é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum. A bactéria Clostridium botulinum é uma ameaça principalmente para os bebês novinhos, cuja microbiota intestinal (o conjunto de micróbios do intestino) ainda não está totalmente formada. Sem microrganismos para competir com o vilão microscópico, ele pode se multiplicar de forma descontrolada quando ingerido, levando ao botulismo.

O botulismo pode acabar dificultando os movimentos respiratórios e exigindo até o uso de um respirador artificial, além de uma longa recuperação. Nos adultos, alguns dos sintomas são visão dupla, vômito, diarreia e paralisação muscular, o que pode impedir o funcionamento do sistema respiratório e ser fatal. Nas crianças, o botulismo pode se manifestar como uma constipação ou até mesmo provocar a morte súbita.

Hoje em dia temos diversos produtores sérios e engajados que possuem o selo oficial, mas os próprios produtores também dizem não recomendar o uso do alimento antes de um ano de idade.

Melhor não arriscar comer mel, não é?

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta