Open/Close Menu Joseph El-mann
Insolação

O verão e a Insolação

Dias quentes, água do mar refrescante ou uma piscina com aquela sombra gostosa, parece um bom motivo para passar o dia todo aproveitando o sol, certo? Concordamos! Mas precisamos falar sobre a Insolação. Nessa época do ano os pais devem ficar atentos. As temperaturas elevadas e a exposição prolongada ao sol pode virar uma dor de cabeça e acabar atrapalhando esse momento de lazer.

Aproveite para ler sobre Filtro Solar nas crianças

A insolação é causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso, que elevam a temperatura do organismo. Os sintomas são dor de cabeça, tontura, náusea, pele seca sem transpiração, febre, aumento da frequência cardíaca, desmaio, coma e até morte. Se houver insolação, o mais importante é baixar a temperatura do organismo.

Nos casos leves, podem ser usadas compressas frias na cabeça, região das axilas, virilhas e pescoço ou banho de imersão em água fria.

Entenda como evitar a insolação

Coloque a criança em um lugar fresco, à sombra e arejado e ofereça água fria ou gelada para beber. Nos casos graves, onde há coma ou confusão mental, respiração rápida e desidratação, o atendimento de emergência é essencial.

O melhor é a prevenção: além do cuidado com o excesso de sol, ofereça líquidos durante todo o dia para o seu filho bem como uma alimentação leve, fracionada, com alimentos frescos e higienizados.

Não deixe de aproveitar o sol com o seu filho. Tenham cuidado com os excessos e divirtam-se muito.

Fonte: Crescer

Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta