Open/Close Menu Joseph El-mann

O que é moleira e pra que serve?
A moleira, conhecida assim por todos, é a parte mole no alto da cabeça dos bebês e que é tão temida pelas mães e avós. É chamada por nós, médicos, de Fontanela. A criança, quando nasce, pode apresentar duas fontanelas: Uma anterior, que está no alto da cabeça, e uma atrás, bem pequena. A Fontanela de trás geralmente se fecha já nos primeiros dias de nascimento.

Fontanelas no recém-nascido

Fontanelas no recém-nascido

Quando a criança nasce, ela passa por momentos difíceis, pois tanto no parto normal quanto na cesariana a passagem de dentro do útero para o mundo exterior é sempre muito apertada (mais no parto normal). Prevendo este acontecimento, a nossa sábia natureza preparou a cabecinha do bebê, para que ela pudesse diminuir de tamanho, sendo “espremida” e assim conseguir passar por estes canais apertados. Para isto serve a moleira. Ela nada mais é que uma “brecha” entre os ossos da cabeça que, ao ser comprimida deixa um osso “subir” em cima do outro, diminuindo o tamanho da cabeça da criança.

Todos podem sentir a moleira logo ao nascimento. Um “buraco” bem molinho no alto da cabeça que todo mundo tem medo de encostar. Normalmente o tamanho da moleira ao nascimento é tal que dá pra percorrer os limites, escorregando um pouquinho o dedo indicador pela moleira até encontrar o osso. Isto não tem nenhum perigo. Quando é muito maior que o normal, temos que mover a mão para encontrar os limites, e quando ela é muito pequena, costuma ser menor que a própria ponta do dedo.

É muito importante os pais conhecerem o tamanho normal da moleira e também as variações da época em que ela desaparece, pois algumas doenças graves podem dar sinal de existência através do tamanho e do fechamento ou não da moleira.

Você que é pai ou mãe de criança novinha (de meses), pergunte sempre que for ao pediatra como está o estado da moleira, pois realmente é difícil para vocês saberem se tem alguma coisa errada. A moleira tem uma tendência a começar a reduzir a partir do sexto mês de vida, podendo acabar de fechar até o 1 ano e 6 meses.

Quando se detecta que a mesma começou a se fechar antes dos seis meses, o acompanhamento pelo pediatra deve ser mais constante e pelo menos mensal, pois o fechamento precoce pode provocar falha no crescimento dos ossos da cabeça, provocando desvios ou até mesmo impedindo o cérebro de se expandir, o que seria ainda mais grave.
O tamanho da cabeça deve ser medido mês a mês, mesmo quando não há suspeita de fechamento precoce.

Quando se detecta que a moleira está demorando a começar a fechar ou que ela está aumentando de tamanho, o pediatra deve alertar os pais, pois pode ser um sinal de doença.

Se você tem alguma dúvida sobre Fontanela, entre em contato com a Clínica do Dr. Joseph El-Mann.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta