Open/Close Menu Joseph El-mann
FIMOSE E CUIDADOS COM A CRIANÇA NÃO CIRCUNCIDADA

Fimose e cuidados com crianças não circuncidadas – Quais são os cuidados que devemos ter com crianças não circuncidadas?

Ao nascimento, os meninos possuem uma pele que recobre o final do pênis chamada de prepúcio. Fimose é a dificuldade ou impossibilidade de expor a glande devido ao prepúcio apresentar um canal muito estreito. As dúvidas que você terá é de fazer ou não a circuncisão e quando fazê-la.

Fimose e cuidados com crianças não circuncidadas

Circuncisão é um procedimento cirúrgico que remove o prepúcio e expõe a glande (cabeça de pênis). O Dr. Joseph El-Mann falou sobre Circuncisão neste artigo aqui.

Se o seu filho não é circuncidado, colocaremos a seguir algumas informações sobre fimose e cuidados com crianças não circuncidadas.

Como limpar o prepúcio do meu filho?
Nos primeiros meses de vida lave o pênis de seu bebê com sabonete neutro e água morna. O uso de cotonete ou antisséptico não é necessário. Não puxe o prepúcio do seu bebê se ele estiver preso ainda.

Quando o prepúcio pode ser retraído?
Nos primeiros anos de vida, o prepúcio vai progressivamente se separando da cabeça do pênis. Alguns prepúcios podem se separar logo após o nascimento, porém não é comum. Quando isso ocorre, não há uma regra e é diferente em cada criança, podendo ser em semanas, meses ou anos. Uma vez ocorrida a separação do prepúcio da cabeça do pênis, este pode ser puxado para trás tornando a glande exposta.

A maioria dos meninos será capaz de retrair o prepúcio até os 5 anos de vida, outros somente serão capazes de retrair na adolescência. Com o passar do tempo, o menino vai se tornando mais esperto e com maior conhecimento de seu próprio corpo, e descobrirá como retrair seu prepúcio. A retração do prepúcio nunca deve ser forçada até que o mesmo esteja totalmente descolado e separado da glande. Não tente puxá- lo para trás. Fazer a retração forçada antes que o prepúcio esteja totalmente descolado pode causar dor severa, sangramento e até outra patologia chamada Parafimose.

Diferença entre Fimose e Parafimose - Imagem: Dr. Tarcísio Lucena (CRM 5461)

Diferença entre Fimose e Parafimose – Imagem: Dr. Tarcísio Lucena (CRM 5461)

O que é este material esbranquiçado sob o prepúcio?
Quando o prepúcio se separa da cabeça do pênis, células da pele são depositadas. Este depósito de células forma um material esbranquiçado abaixo do prepúcio. Este material chama-se esmegma. Esmegma é normal e não se deve fazer nada.

Elaboração a respeito da fimose

Existe algum procedimento especial que eu deva ensinar ao meu filho?
Caso o prepúcio de seu filho descole e se separe da cabeça do pênis antes da puberdade, você deve fazer a higiene diariamente retraindo o prepúcio sem forçá-lo. Quando seu filho entrar na puberdade, ele deve fazer a higiene do prepúcio diariamente, como lava o cabelo ou escova os dentes.

Ensine seu filho como fazer a higiene do prepúcio:
• 1: Retraia suavemente o prepúcio para trás.
• 2: Lave abaixo do prepúcio com sabão e água.
• 3: Agora pode recobrir o pênis com o prepúcio.

Existe mais informações que eu deva saber?
Enquanto seu filho ainda é um bebê, tenha certeza que o buraco (ânulo) do prepúcio é suficiente para que ele urine normalmente. Converse com seu pediatra caso:
O jato de urina é fraco ou muito fino.
Seu bebê parece desconfortável enquanto urina
O prepúcio se torna vermelho e edemaciado (Balanopostite).

Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta