Open/Close Menu Joseph El-mann
Filho está acima do peso - como devo falar

Como os pais devem falar que seu filho está acima do peso? Eles devem realmente falar? Falar que o filho está acima do peso, que precisa controlar a alimentação ou deixar de comer o que ele tanto gosta é uma situação muito complicada para os pais.

Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o número de jovens obesos é cada dia maior.

Como falar que seu filho está acima do peso

Dizer que seu filho está acima do peso, mesmo que com a melhor das intenções, pode envergonhar a criança ou, ainda pior, provocar um distúrbio alimentar. Por outro lado, compactuar com sobrepeso e hábitos alimentares errados pode gerar um grave problema de saúde a médio-longo prazo.

Comentários sobre o peso de uma criança podem reforçar estereótipos negativos sobre o peso que elas internalizam. A forma como são discutidas essas preocupações pode ser muito prejudicial e tornar uma insatisfação crônica, repercutindo durante anos, mesmo que em determinada idade ela já não esteja acima do peso.

As meninas tendem a ser mais impactadas, já que estão mais expostas a mensagens sobre magreza, peso corporal, corpo de modelo. E, muitas vezes, o seu valor está intimamente ligado à sua aparência. Se os pais não souberem driblar e conduzir a forma como essas mensagens chegam até sua filha que está acima do peso, elas podem ser guardadas e virar um problema psicológico, social e alimentar.

Por mais que os pais queiram somente o bem dos seus filhos, comentários a cerca da aparência, principalmente os que estão acima do peso, tem efeitos duradouros, como cicatrizes. Comentários duros dos pais podem transmitir a mensagem de que a criança não se encaixa em um padrão, levando a outros resultados, como transtorno alimentar.

Comentários duros podem afetar a autoestima do seu filho

Crianças e adolescentes que são rotuladas como obesas tem baixa autoestima, depressão, dificuldade de relacionamento e excesso de peso ainda maior no decorrer dos anos.

Sabendo a forma de como não falar, qual seria a melhor forma para explicar as crianças e adolescentes que estão acima do peso, à importância de hábitos alimentares saudáveis e ainda sentirem-se bem consigo mesmos?

Desenvolver conversas com os pais focados em comportamentos alimentares saudáveis, a importância da atividade física ou mesmo propondo desafios ao invés de falar de peso por si só auxilia e muito no interesse dos filhos a manterem um controle de peso e uma vida mais saudável. Além, é claro, de promover a ideia de falar menos e fazer mais – falar menos de peso e fazer mais para que os filhos que estão acima do peso tenham alternativas.

Pais devem dar exemplo de boa alimentação aos seus filhos

Os pais podem influenciar os hábitos alimentares dos filhos que estão acima do peso sem falar propriamente sobre eles. Tornar a casa um lugar onde é fácil fazer uma alimentação saudável, onde há incentivo para programas e atividades que visem à saúde, dando exemplo de como deve ser feito. Os filhos usam os pais como espelhos. Às vezes, somente esse espelho basta para muitas situações.

Seu filho está acima do peso?

Uma forma delicada de falar com um adolescente que está incomodado com a sua aparência, mas que, por estar em uma fase delicada de transição não consegue expor o que sente, seria a de os pais mostrarem o quanto são felizes por serem pais dele e que o amam da forma como é, no entanto, caso ele queira, estarão lá para apoiá-lo, sugerindo não se concentrar tanto no peso, mas em padrões e comportamentos alimentares.

Existem diversas formas de fazer o seu filho se sentir bem, mas o primeiro passo para se obter sucesso em qualquer uma delas é que os pais conversem e ouçam os seus filhos e saibam entender as fases, dificuldades e desejos. Nem sempre é fácil, mas também ninguém nunca nos disse que seria fácil e já passamos por muitos outros desafios como pais e sobrevivemos, não é?

Como estão as conversas na sua casa? Quais as dúvidas dos seus filhos? Compartilhem na nossa página do Facebook! Vamos trocar ideias sobre os nossos desafios diários.

Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta