Open/Close Menu Joseph El-mann

Você já voltou com um carrapato grudado em você após um passeio em algum lugar de mata? Saiba que o carrapato pode transmitir doenças e deve ser retirado do contato com a pele o mais rapidamente possível.

Carrapato grudado na pele por muito tempo aumenta a chance de transmissão da Febre Maculosa

Quando falamos em carrapato, nós logo pensamos em animais, como os cães, cavalos, roedores, etc, e quase esquecemos que eles também podem nos picar.

A Febre Maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, espécie Amblyomma cajennense, que esteja infectado com a bactéria Rickettsia rickettsii.

Transmissão

Para que a transmissão aconteça é necessário que o carrapato fique pelo menos quatro horas fixado na pele da pessoa, daí a importância de observar cada parte do corpo logo após o passeio região de mata. A transmissão não ocorre de pessoa de para pessoa.

Vai viajar para uma região de mata? Proteja-se usando calça e blusa de manga longa. Deixei o mínimo possível de pele a mostra

Sintomas e Tratamento

A Febre Maculosa

Os principais sintomas são:
Febre elevada;
Dor de cabeça;
Dores musculares;
Manchas avermelhadas pelo corpo (máculas), principalmente nas mãos e nos pés.

A Febre Maculosa pode ser facilmente confundida com várias outras doenças, por isso é muito importante um diagnóstico rápido.

O tratamento para Febre Maculosa consiste na administração de antibióticos. Não existe vacina para Febre Maculosa.

Procure orientação com o seu pediatra caso o seu filho apresente alguns dos sintomas citados.

Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta