Open/Close Menu Joseph El-mann
Adolescente e a exposição na internet

Este é o terceiro post da série sobre Adolescência – Leia o  e .
Nós vamos falar sobre a exposição dos adolescentes no mundo virtual. Será que existe um limite para o uso da internet? O que os pais podem fazer para proteger os seus filhos dos perigos cibernéticos? Como controlar o acesso dos adolescentes sem invadir a privacidade deles?

A facilidade de acesso à internet e as rede sociais ganhando cada vez mais seguidores faz com que paremos para pensar sobre os perigos dessa exposição desenfreada dos nossos filhos na rede. A fase da adolescência e o pensamento dos jovens de que “tudo pode” e “não existe consequência” torna essa exposição ainda mais perigosa.

Os adolescentes querem mostrar tudo: Um relacionamento, um presente, uma viagem. Quanto mais aquele espaço virtual for “cool”, quanto mais as pessoas “curtirem” ou “seguirem”, melhor. A popularidade pode ser contada a partir disso, que no “mundo” dos adolescentes é super importante.

Os pais precisam ficar atentos, acompanhar o que eles fazem no mundo virtual, saber quem são os amigos e as pessoas com quem eles têm mais contato. Além disso e não menos importante, o adolescente precisa estar ciente de que o que ele publica ou faz hoje no meio virtual pode impactar no seu futuro, como dificultar em um processo seletivo ou concurso, por exemplo.

No geral, nós todos acabamos fornecendo muito dados no nosso dia a dia sem perceber. O adesivo que colocamos no carro de algum lugar que frequentamos é um bom exemplo de dado que deve ser omitido se formos seguir as recomendações de segurança.

Não podemos impedir que nossos filhos usem e compartilhem dessa ferramenta maravilhosa que é a internet. O que os pais precisam fazer, como sempre, é orientar e ensinar o que julgam certo e errado dentro deste meio também.

Deve haver equilíbrio entre moderação e bom senso quanto ao uso da internet

E para finalizar o terceiro post com temas sobre Adolescência, nós gostaríamos de deixar a dica mais “cool” de novo: Estejam presentes na vida dos seus filhos. Não “curtam” a vida do seu filho através de uma tela de um smartphone. Compartilhem e vivam momentos reais com eles.

2015 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.