Open/Close Menu Joseph El-mann

Enurese

A maioria das crianças estará apta e com o próprio controle para o uso do banheiro entre dois e quatro anos de idade. Muitas crianças nesta idade apresentam o controle da urina durante o dia, porém o controle no período noturno ocorre em uma idade posterior.

Entre 15% e 39% das crianças com seis anos de vida apresentam um episódio de perda de urina noturna (enurese) por mês e 4% das crianças ainda vão apresentar algum episódio de enurese.

Como muitas situações na pediatria, a enurese e os fatores associados tem suas próprias características.

Causas de enurese
Apesar de nem todas as causas de enurese estarem totalmente esclarecidas, a seguir há algumas possibilidades:
 Seu filho apresenta um sono muito pesado e não acorda com sinal da bexiga cheia.
 Seu filho urina muito durante a noite.
 Seu filho é constipado (esta situação pode pressionar a bexiga).
 Seu filho está doente, muito cansado, ou está ocorrendo mudanças em casa que possam gerar estresse.
 Existência de história familiar de enurese. A maioria das crianças que apresentam enurese tem pelo menos um dos pais com o mesmo problema na infância.
 Seu filho possui uma bexiga pequena, que não se desenvolveu adequadamente e não é capaz de reter a urina durante a noite toda.
 Seu filho apresenta um problema médico que causa a enurese.

O que você pode fazer
A maioria das crianças molha a cama durante este período de treinamento. Mesmo que ele já esteja dormindo sem molhar a cama por um grande período, ele pode começar a molhar a cama novamente. Se esta situação está ocorrendo com seu filho, simplesmente reinicie o treinamento até que seu filho readquira o controle. Este problema geralmente desaparece quando a criança vai ficando mais velha. Se a criança alcança idade pré-escolar e continua molhando a cama, provavelmente significa que ela nunca conseguiu ter o controle completo da bexiga durante o sono.

Se você está ciente do problema (enurese), converse com seu pediatra. Ele poderá abordar com você os seguintes assuntos:
 Existe história familiar de enurese?
 Qual a frequência e quando seu filho urina durante o dia?
 Ocorreu alguma mudança na vida de seu filho como: Irmão novo, separação, mudança de casa?
 Seu filho bebe bebidas gasosas, bebidas com cafeína, bebidas cítricas ou muita água antes de ir para cama?
 Você percebe algum comportamento anormal em como seu filho urina ou alguma alteração na cor da urina?

Sinais de problema médico
Se o seu filho já apresenta controle e vai ao banheiro sozinho por seis meses ou mais e, repentinamente, começa o urinar na cama novamente, você deve conversar com seu pediatra. Esta situação pode ser um sinal de problema médico, apesar da maioria dos problemas médicos que fazem a enurese voltar repentinamente apresentarem outros sintomas, por exemplo:
 Alteração na quantidade e frequência que seu filho urina durante o dia.
 Dor, queimação ou incômodo ao urinar.
 Jato urinário pequeno ou fraco.
 Coloração turva ou rosada na urina ou sangue na cueca.
 Não controle da urina no período diurno e noturno.
 Alteração súbita na personalidade ou humor.
 Controle inadequado do intestino.
 Solta urina em situações de estresse, tossindo, correndo, levantando.
 Presença de algum problema na marcha ou na maneira de andar que possa justificar algum problema neurológico.
 Umidade contínua na roupa intima.

Na presença de algum destes sinais, o pediatra provavelmente vai realizar uma investigação mais detalhada do sistema urinário e, se for necessário, solicitar uma avaliação do urologista pediátrico.

Manejo da enurese
Mantenha os seguintes conceitos em mente quando estiver lidando com algum caso de enurese:
Seja honesto com seu filho e não esconda o que está acontecendo. Explique que não é culpa dele e que ele conseguirá controlar a urina no período noturno. Explique ao seu filho que muitas crianças nesta idade passam por este problema, mas a maioria não fala sobre este problema na escola.
Seja compreensivo com o seu filho, não transforme esta situação em um grande problema e provavelmente a solução virá naturalmente.
Proteja a cama. Até que seu filho controle a urina no período da noite, coloque uma cobertura de plástico ou material impermeável abaixo do lençol para proteger o colchão de ficar molhado e com cheiro de urina.
Deixe seu filho ajudar. Encoraje seu filho a ajudar a trocar lençóis e cobertores molhados. Ensine a ter responsabilidade. Mantenha esta situação dentro de casa evitando a exposição do seu filho ao resto da família ou amigos. Caso seu filho ache que ajudar na troca da roupa de cama molhada funciona como punição, você não deve fazer.
Provocação ou deboche dentro da família. Não deixe familiares debocharem, especialmente os irmãos. Deixe claro para todos que não é culpa dele.
Tome algumas medidas antes de dormir. Oriente seu filho a ir ao banheiro e evite que ele beba grandes quantidades de líquido antes de dormir.
Tente acordá-lo para ir ao banheiro de duas a três horas após o inicio do sono para ajudá-lo a permanecer seco a noite toda.
Recompense-o por noites secas, mas não puna por noites molhadas.

Enurese – Alarmes
Caso seu filho não consiga adquirir o controle durante o período noturno com as dicas que citamos, seu pediatra pode orientar e recomendar o uso de alarmes para enurese. Estes alarmes não são muito usados aqui no Brasil, mas são usados com sucesso em muitos outros países. Quando o dispositivo sente a presença da urina, ele dispara um alarme sonoro e, às vezes, vibratório também, acordando seu filho para que ele vá ao banheiro. Se usado de forma adequada, o alarme detecta a umidade e dispara imediatamente. Oriente seu filho a reativar o alarme antes de dormir novamente.
Alarmes para enurese apresentam um índice de sucesso ente 50% e 75%. Ele geralmente funciona melhor em crianças que apresentam algumas noites secas e algum controle próprio da bexiga.

A unidade de alarme é colocada por fora do pijama na região do ombro.
O cordão passa por dentro do pijama da unidade de alarme até o sensor.
O sensor é preso por clip na roupa íntima.

Enurese - Sensor

Enurese – Sensor

Medicamentos
Existem muitos medicamentos para o tratamento da diurese e raramente curam a enurese, mas, às vezes, podem ajudar seu filho em algumas situações sociais como dormir em casa de amigos ou festa do pijama. O uso de medicamento é sempre o último procedimento e não está recomendado a ser usado antes de 5 anos de vida.
Afaste-se de “curas” milagrosas
Existem muitos tratamentos e produtos que prometem a “cura” da enurese. Tome cuidado, pois muitos destes produtos não cumprem o que prometem e podem custar muito caro.

Se nenhum tratamento funcionar
Um pequeno número de crianças não responde a nenhum tipo de tratamento. A notícia boa é que a enurese melhora geralmente com o amadurecimento do corpo. Na adolescência, quase todas as crianças tem o problema da enurese resolvido. Somente um em cem adultos possui problema de enurese.

A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta