Open/Close Menu Joseph El-mann

Eczema é um problema crônico que afeta a pele causando ressecamento, vermelhidão e coceira na pele afetada. É também chamada de Dermatite Atópica (DA). Pode ocorrer em qualquer faixa etária, porém é mais frequente nos bebês e adultos jovens.
O pediatra pode te ajudar a aliviar a sintomatologia e manter o controle.
Veja algumas informações sobre eczema e como evitar o prurido.

Quem tem eczema?
Eczema é o problema de pele mais comum no consultório de dermatologia pediátrica. Aproximadamente 65% dos pacientes desenvolvem sintomas antes do primeiro ano de vida e 90% antes do 5º ano de vida. Os sintomas são intermitentes, tendo épocas que estão piores (exacerbação) e outras que estarão melhores e com a pele completamente normal (remissão). A maioria dos bebês melhora do eczema perto dos 4 anos. Algumas crianças melhoram do eczema somente na idade adulta, porém sua pele permanecerá seca e sensível. Uma pequena parte pode permanecer com eczema para o resto da vida.
O eczema geralmente ocorre em famílias com história de eczema ou outras condições alérgicas, como Rinite e Asma. Não é uma doença contagiosa.

Quais são os sintomas?
Os sintomas podem variar em cada criança. Usualmente inclui pele seca, coceira e erupções vermelhas. A erupção pode ser muito seca ou exsudativa. Eczema pode aparecer em qualquer lugar do corpo ou ser limitado a algumas áreas. Nos bebês, a erupção geralmente ocorre na face e couro cabeludo. Nos adolescentes e adultos jovens é mais comum em mãos e pés

Como prevenir as crises?
É muito importante prevenir as crises.
Lembre seu filho para não coçar. Coçar pode tornar a erupção cutânea pior e levar a infecção secundária. Ele deve saber que quanto mais coça, mais arranha a região e mais vontade terá de coçar. Mantenha as unhas do seu filho bem curtas e distraia-o para que não coce.
Mantenha a pele de seu filho bem hidratada. Aplicar hidratante deve fazer parte do cuidado diário de seu filho.
Use hidratantes neutros e sem fragrância.
Após o banho, seque o corpo suavemente, sem esfregar a toalha e depois aplique hidratante com a pele ainda úmida. Aplique-o pelo menos 2 vezes ao dia ou mais, se houver necessidade

Evite substâncias irritantes. Pessoas que são sensíveis a tecidos mais ásperos, sabonetes e xampu não neutros devem:
Vestir roupas 100% algodão.
Usar produtos para o corpo neutros e sem fragrância.
Tomar banhos curtos com a água na temperatura ambiente.
Usar sabão neutro, sem corante ou perfume..
Enxaguar a roupa 2 vezes para retirar todo o resíduo do sabão.
Não usar amaciante de roupas

Dica: Pergunte ao pediatra se alergia pode ser a causa. Em algumas situações como alergia alimentar, animais de estimação, pólen e ácaro (na cama) podem desencadear ou piorar a erupção cutânea. Caso o eczema de seu filho seja causado por algum tipo de alergia, é importante que você afaste dele o fator alergênico que está em questão.
Dica 2: Pergunte ao pediatra do seu filho outros fatores que podem desencadear o eczema. Fatores que sabidamente desencadeiam ou pioram incluem calor com sudorese e estresse.

Uso de medicamentos
Seu pediatra pode recomendar medicamentos que melhoram a sintomatologia e mantém os sintomas sob controle. O tipo de medicamento depende da severidade do eczema e o local do corpo em que apareceu. Medicamentos podem ser utilizados de 2 maneiras: Diretamente na pele (tópico) ou tomado pela boca (via oral).
A via de administração a ser utilizada depende da severidade do eczema e da parte do corpo em que ele se encontra. Medicamentos tópicos estão disponíveis em cremes ou pomadas, e medicamentos via oral como comprimidos ou pílulas, solução oral ou xarope. Alguns medicamentos somente podem ser comprados com a prescrição do médico. Existem medicamentos que não necessitam de prescrição médica, porém não significa que eles não causem danos se usados sem a devida indicação. Estes medicamentos podem ser perigosos se não forem utilizados corretamente. Antes de usar qualquer medicamento, tenha certeza da maneira correta de usá-lo. Pergunte a seu pediatra.

Medicamentos sem prescrição
• Esteroides Tópicos — Hidrocortisona creme ou pomada pode ajudar na melhora da coceira da pele e reduzir a inflamação. Ele pode se tornar menos efetivo e causar danos a pele quando usado por períodos prolongados e de maneira irregular.
• Esteroide-livre tópico — Podem melhorar a pele seca e a coceira com muito menos efeito colateral. Alguns destes tipos de medicamento têm álcool em sua formulação e podem causar inicialmente uma sensação de queimação.
• Anti-histamínicos orais — Devem ajudar a melhorar a coceira, principalmente quando sua intensidade chega a atrapalhar o sono.

Medicamentos Prescritos
• Esteroides Tópicos — Usado para reduzir a inflamação e parar a coceira. Efeitos colaterais como: Espessamento da pele, estrias na pele ou acne podem ocorrer se estes medicamentos não forem utilizados de maneira correta ou usados por períodos prolongados.

• Imunomoduladores Tópicos — São medicamentos livres de esteroides, usados para reduzir a inflamação e melhorar a coceira. Existem novas classes de medicamentos que demonstraram funcionar em 80% dos estudos realizados em crianças maiores que 2 anos. Estudos estão sendo realizados para se aprovar o uso em crianças menores que 2 anos.

• Anti-histamínicos Orais — Existem vários tipos que podem ser mais eficazes em certas crianças.

• Antibióticos Orais — Devem ser utilizados em caso de infecção secundária.

• Esteroides Oral — Raramente recomendado, especialmente para crianças pequenas porque causam sérios riscos a saúde. Frequentemente pode correr efeito rebote da crise assim que seu uso é descontinuado.

Converse com o seu pediatra sobre Dermatite Atópica. Ele vai saber orientar e discutir o melhor tratamento, até mesmo indicar um profissional para cuidar do seu filho, caso seja necessário.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta