Open/Close Menu Joseph El-mann
Diarreia - Joseph

Nesta matéria, o Dr. Joseph vai explicar o que é diarreia, as causas e o que fazer para prevenir o seu filho de uma desidratação.

diarreia-joseph

O que é diarreia?
O aumento da frequência das evacuações com as fezes mais líquidas.

O que causa diarreia?
A diarreia mais frequente é a infecciosa ou aguda, causada por vírus e bactérias. Os vírus são os agentes etiológicos que causam diarreia na maioria das crianças. Porém, a tendência é que isso seja resolvido num prazo de 7 a 10 dias.

Diarreia causada por falta de saneamento

As principais vítimas são crianças que vivem em regiões sem saneamento básico: a diarreia mais comum está associada a infecções intestinais provocadas por contaminação.

Sintomas
Além das fezes líquidas, podem aparecer vômito, falta de apetite, febre e dores de barriga.

Frequentemente as crianças com diarreia se sentem mal, porém permanecem com seu estado geral preservado. Por vezes, nem parecem estar doentes.

Você deve fazer contato com seu pediatra se seu filho tem menos de 6 meses e apresenta alguns dos sintomas a seguir:
Sangue nas fezes.
Vômitos frequentes.
Dores abdominais.
Baixo nível de urina.
Ausência de lágrimas no choro
Falta de ingestão de alimentos.
Febre muito alta.
Fezes líquidas várias vezes ao dia.
Boca seca.
Perda de peso.
Sede excessiva.

Se seu filho estiver com bom estado geral, hidratado, porém ainda com alguns sintomas, você deve mantê-lo em casa.

Há uma dieta específica para o quadro?
Não. A maioria das crianças deve continuar comendo normalmente, incluindo o leite nos casos de diarreia moderada. Aleitamento materno deve continuar habitualmente. Caso seu filho tenha distensão do abdômen, com muitos gases após ingestão de fórmula ou leite, ligue para o seu pediatra.
Na doença leve não há necessidade de líquidos especiais, bastando o aumento da ingestão de líquido durante o dia.

E se o quadro de diarreia piorar, o que fazer?
Crianças com diarreia moderada podem ser tratadas facilmente em casa, sob supervisão, administração de soro oral e orientação médica. Na dúvida, faça contado sobre a quantidade e intervalos para administrar o soro oral.
Dentro do possível, deve-se tentar manter a dieta normal. Algumas crianças podem não tolerar o leite enquanto estiverem com diarreia. Por isso, sua retirada deve ser conversada com o pediatra.

O uso de soro oral na doença moderada
O soro oral serve para repor água e sal (eletrólitos) que são perdidos nas fezes durante a diarreia. Ele é muito importante para o manejo feito em casa dos quadros leves e moderados da doença.
Se a criança não estiver vomitando, você deve ir oferecendo o soro aos poucos, até que tenha certeza que seu filho esteja urinando normalmente.
Faça contato para saber que tipo de soro utilizar.

Diarreia - Reidratação hospitalar

Doença severa
Caso seu filho tenha alguns dos sinais listados acima, faça contato imediatamente! Pode ser que ele necessite de uma reidratação venosa na emergência de um hospital.
Normalmente, a internação não é necessária. Em algumas horas se consegue corrigir a desidratação.

Diarreia aguda e Diarreia Crônica
A diarreia aguda é caracterizada por fezes líquidas, dor abdominal, flatulência, podendo ocorrer vômito e febre. O quadro raramente ultrapassa 14 dias. Após esse período, podemos considerar uma Diarreia Crônica.

Perguntas comuns no consultório:
P. A criança com diarreia deve ficar em jejum?
R.
Absolutamente não! Uma vez a criança reidratada, ela pode comer o quanto desejar. Se estiver vomitando, pode-se oferecer líquido frequentemente e pequenas quantidades de comida.

Diarreia e reidratação

P. E sobre refrigerantes, sucos e leite desnatado?
R. A criança com sintomas leves pode ingerir líquido normalmente. Entretanto, se a diarreia é mais intensa a ponto de deixar seu filho com mais sede que o normal, provavelmente ele precisará de uma terapia de reidratação oral com fluído especifico recomendado pelo pediatra. Refrigerantes, sucos, isotônicos em quantidades erradas de açúcares e sal (eletrólitos) podem piorar a sintomatologia da doença.

P. Existe medicamento para parar a diarreia?
R.
Estes medicamentos estão contra indicados e não devem ser utilizados.

A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta