Open/Close Menu Joseph El-mann

O que é a Depressão Pós-Parto?
Por que a Depressão Pós-Parto acomete tantas mulheres?
Como saber se você está com Depressão Pós-Parto?

Precisamos falar sobre a Depressão Pós-Parto com certa urgência. Por que tantas pessoas não dão atenção a isso? Por que ainda temos crenças que nos impedem de sermos complacentes com a mulher nessa fase?

Precisamos falar sobre a Depressão Pós-Parto agora!

Depressão Pós-Parto: Quando o nascer de um filho não é tão feliz

É importante diferenciarmos a Depressão Pós-Parto do período de melancolia que algumas mulheres passam logo após o parto, também conhecido como “baby blues” ou “blues puerperal”. Esse período mais melancólico geralmente está ligado às alterações hormonais que acontecem quando os hormônios da gestação cessam e a produção de leite se inicia.

Além disso, a quantidade de ajustes que vem após o nascimento de um bebê, juntamente com a perturbação do sono, a interrupção da “rotina” e as emoções da própria experiência do parto podem contribuir para o modo como uma nova mãe se sente. Essas alterações hormonais podem produzir alterações químicas no cérebro resultando na Depressão Pós-Parto. O “baby blues” é mais comum e menos grave que a Depressão Pós-Parto, mas não deve ser ignorado de forma alguma.

Aproximadamente 70- 80% das novas mães experimentam algum sentimento negativo ou mudança de humor após o nascimento do seu filho

Quando o nascimento vira uma Depressão Pós-Parto?

Pesquisam mostram que 15% das novas mães experimentarão o que é classificado como Depressão Pós-Parto. Os sintomas podem ocorrer alguns dias após o parto ou, às vezes, até um ano depois. Uma nova mãe com Depressão Pós-Parto terá dias bons e dias ruins alternados. Os sintomas dessa Depressão Pós-Parto podem ser leves ou graves, geralmente com duração de mais de duas semanas.Depressão pós-parto

Sintomas da Depressão Pós-Parto

Se os sintomas durarem mais de quatorze dias, pode ser uma indicação de uma condição mais séria, como a Depressão Pós-Parto. Os sintomas da Depressão Pós-Parto podem variar, por isso é de fundamental importância o acompanhamento médico.

  • Fadiga
  • Sentindo-se triste, sem esperança e/ou sobrecarregada
  • Problemas para dormir e comer
  • Sentimentos de culpa e inutilidade
  • Perda do interesse em coisas que costumava gostar
  • Retirada da família e amigos
  • Nenhum interesse em seu bebê
  • Pensamentos de se machucar ou relacionados a machucar o seu bebê

Seja honesta com o médico que está fazendo o seu acompanhamento. Lembre-se que nada do que for falado durante a sua consulta irá deixá-lo surpreso. O seu médico atende inúmeras mulheres com os mesmos anseios e dificuldades que você e saberá te orientar da melhor forma possível.

Como você pode cuidar de si mesma?

  • Converse com alguém em quem você confia e fale sobre como está se sentindo.
  • Mantenha uma dieta bem equilibrada. Ter um novo bebê pode fazer com que você não coma corretamente. Muitos carboidratos simples podem fazer com que o humor seja mais pronunciado.
  • Mantenha um diário de todos os seus pensamentos e sentimentos.
  • Saia para desfrutar de ar fresco e vida fora dos limites de fraldas, alimentações e arrotos. Às vezes, apenas uma visão diferente por alguns momentos pode fazer uma enorme diferença.
  • Peça ajuda com as refeições para que ela lhe permita concentrar-se na alegria de ter um novo bebê e não apenas na pressão de fazer malabarismos.
  • Não espere perfeição logo nas primeiras semanas. Dê a si mesma tempo para se curar desde o nascimento, para se ajustar ao seu novo “trabalho” e para que as rotinas de alimentação e sono se instalem.

É importante lembrar que você não está sozinha em relação aos seus sentimentos.

É preciso falar sempre!

Para as mães que leram este texto, um apelo: Falem e cuidem de si mesmas!
Para os maridos, familiares e/ou pessoas que convivem com essa mãe: Sejam braços fortes com abraços carinhosos, estejam presentes em todos os momentos, sejam calmaria no mar agitado de uma mãe, sejam entendedores de uma palavra, de um gesto, de um suspiro.

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta