Open/Close Menu Joseph El-mann

Constipação é decorrente de um mau funcionamento intestinal relacionado a evacuação insatisfatória.
Crianças com constipação apresentam fezes endurecidas, ressecadas, com dificuldade ou dor para evacuar. Constipação tem tratamento!

Você pode estar preocupado e achando que seu filho está constipado se ele não evacua todo dia. A maioria das crianças evacuam 1 a 2 vezes ao dia, mas uma outra parte pode somente evacuar a cada 2 ou 3 dias e não ter constipação.

Sinais da Constipação
 Evacuação dolorosa com fezes endurecidas.
 Não evacua diariamente.
 Sangramento nas fezes
 Dor de estômago, cólicas e náuseas.
 Calcinha ou cueca úmida e suja de fezes

Outros sintomas podem advir:
 Vontade de evacuar que para repentinamente quando chega ao banheiro.
 Apresentar faces de dor quando tem vontade de evacuar.
 Contrair o bumbum Às vezes pode parecer estar fazendo força para evacuar, mas na verdade está tentando segurar as fezes devido à sensação de dor para evacuar.

Marque uma consulta com o pediatra caso seu filho não evacua há pelo menos 2 – 3 dias ou apresenta dor para evacuar

O que fazer para constipação?
O tratamento é baseado na idade da criança e na intensidade do problema. Usualmente não existe nenhum exame específico para o diagnóstico.

A constipação pode piorar se não for tratada adequadamente. Quanto mais tempo às fezes permanecerem no interior do nosso corpo, maiores e mais secas elas ficarão, o que causará mais dor para sair. Esta situação, se não for tratada torna-se um ciclo, pois a criança fica com medo de sentir dor ao evacuar e segura ainda mais as fezes

Para os bebês
A constipação é raramente um problema nos bebês. Ela pode se tornar um problema quando iniciamos comida sólida. Seu pediatra deve sugerir a ingestão de maior quantidade de água e suco.

Para crianças e adolescentes
Crianças e adolescentes constipadas, usualmente não estão ingerindo quantidades adequadas de alimentos ricos em fibras e água. Seu pediatra deve sugerir uma dieta rica em fibras e a ingestão de mais água.

Para constipação severa
Seu pediatra pode prescrever medicamentos para melhorar a consistência das fezes ou para remover fezes impactadas. Nunca de ao seu filho medicamentos laxativos, que melhoram a consistência das fezes, ou enemas (liquido que é introduzido pelo ânus para que a criança possa evacuar) sem a devida prescrição e orientação de seu pediatra.

O que causa constipação?
O que seu filho come ou deixa de comer.
Não ingerir fibras ou líquido suficiente pode deixar seu filho constipado, não conseguindo evacuar ou prendendo as fezes.

Seu filho pode não querer evacuar por diferentes razões:
 Seu filho pode tentar prender as fezes devido à sensação de dor para evacuar (assadura pode piorar este quadro).
 Crianças de 2 a 5 anos podem querer demonstrar que podem decidir por si o momento que vão ao banheiro. Por esta razão não é recomendado forçar a criança a ir ao banheiro.
 As vezes a criança não quer parar de brincar para ir ao banheiro e prende.
 Crianças mais velhas podem segurar as fezes quando estão longe de casa, por medo ou por não gostarem de usar outros banheiros.

Como prevenir a constipação?
 Encoraje seu filho a beber muita água e comer alimentos ricos em fibras.
 Não inicie o desfralde antes de seu filho mostrar interesse ou der algum sinal.
 Ajude seu filho a criar uma rotina para ir ao banheiro. Escolha um horário regular para lembrar seu filho de ir ao banheiro e sentar ao vaso (Ex: Todo dia após o café da manhã).
 Sempre deve haver um apoio para os pés quando as crianças estão sentadas no vaso, pois facilita o uso da musculatura abdominal e conseqüentemente evacua com mais facilidade.

O que é Encoprese?

Constipação e Encoprese

Constipação e Encoprese

Em algumas crianças com constipação severa, podem ocorrer pequenas evacuações líquidas que podem ser confundidas com diarreia. Quando a criança vai prendendo as fezes, as fezes vão se acumulando no interior do reto que se torna cada vez mais distendido, assim a criança tem uma menor sensibilidade da vontade de ir ao banheiro. Nesta situação podemos notar a saída líquida de fezes que geralmente sujam a calcinha ou a cueca. Esta situação é chamada de Encoprese. Nesses casos, eventualmente, só conseguimos fazer a criança evacuar a base de laxantes e/ou enemas.
Converse com seu pediatra sobre o tratamento que, em algumas ocasiões, pode durar meses.

Comendo fibra suficiente
Qual a quantidade de fibra que meu filho precisa?
A seguir demonstro uma maneira fácil de saber quanto de fibra seu filho necessita a cada dia.
Comece com 5 gramas e adicione a idade de seu filho. A resposta é a necessidade diária em gramas que seu filho precisa.

IDADE + 5 = Gramas de fibra que seu filho necessita por dia

Alimentos que contém boa quantidade de fibras

Constipação - Tabela de alimentos ricos em fibras

Constipação – Tabela de alimentos ricos em fibras

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta