Open/Close Menu Joseph El-mann
cérebro da criança e amor dos pais

Você consegue imaginar o seu filho vivendo sem amor, sem carinho, sem o beijo e abraço de boa noite?
Você está exausta depois de passar a noite inteira tentando acalmar o choro do seu filho?
Você teve que levantar da cama diversas vezes porque seu filho estava com medo?
Você deixou de ir à diversos lugares só para estar com o seu filho?
Você ignorou as caras feias e palpites das pessoas que diziam para deixar o seu filho chorando no berço porque “faz bem para os pulmões chorar um pouco” ou “vai acostumar mal”?
Isso é normal para você?
Você está sendo a melhor mãe que poderia ser!
Você está sendo o melhor pai que poderia ser!

Veja a imagem abaixo: São imagens do cérebro da criança (duas da mesma idade). O que elas tiveram de diferente então? O AMOR DO PAIS!

Cérebro da criança

O cérebro da esquerda é o de uma criança de três anos que foi bastante amada e cuidada pelos pais. O da direita é de uma criança que foi negligenciada.

As tomografias foram divulgadas pelo Texas Children’s Hospital, nos Estados Unidos, e mostram claramente o impacto que o amor dos pais e/ou de cuidadores faz no desenvolvimento dos bebês. O cérebro da direita, que é menor e tem estruturas mais obscuras, pertence a um bebê que viveu quase toda a vida com uma família abusiva, que lhe causou sofrimento e traumas emocionais. Já o da esquerda, visivelmente maior vive com uma família amorosa e feliz.

“Estas imagens mostram o impacto negativo que a negligência e os maus tratos têm no desenvolvimento do cérebro do bebê e criança. Enquanto a imagem da esquerda mostra o cérebro de um bebê de três anos muito amado e bem cuidado pelos pais, o da direita pertence a um bebê que três anos que foi gravemente negligenciado pelos pais. Este cérebro da direita é bem menor do que a média esperada para esta idade e tem ventrículos aumentados e atrofia cortical. Essencialmente, isto significa que o bebê da direita irá sofrer com atrasos no desenvolvimento e problemas de memória”, explicou o professor e psiquiatra Bruce Perry, chefe do setor de psiquiatria do Texas Children’s Hospital.

O Dr. Perry também explicou que bebês e crianças que sofrem negligência emocional nos seus primeiros anos de vida têm dificuldades para formar vínculos saudáveis com outras pessoas, podendo desenvolver, no futuro, problemas em relacionamentos, tornando-se excessivamente dependentes de outras pessoas ou socialmente isolados.

Nos relatórios do ano de 2016 da NSPCC – Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças, havia mais de 58.000 crianças identificadas como necessitando de proteção contra abusos no Reino Unido. Nos Estado Unidos esses relatórios envolveram 7,2 milhões de crianças.

Os danos estruturais no cérebro da criança indica que, provavelmente, essa criança sofrerá atrasos no desenvolvimento e problemas sérios de memória, de acordo com o Dr. Perry, que ainda citou a Atrofia Cortical lembrando que é mais comum acontecer em pessoas idosas com Doença de Alzheimer a medida que a degeneração progride.

O abuso pode prejudicar gravemente a saúde emocional e o desenvolvimento de uma criança

Sabe-se que alguns casos de abuso físico podem causar danos estruturais imediatos diretos ao cérebro de uma criança, levando a complicações permanentes e até mortes.

Cérebro da criança X Amor do pais

Por exemplo, de acordo com o National Center on Shaken Baby Syndrome, agitar uma criança pode destruir o tecido cerebral e rasgar os vasos sanguíneos. Isso pode levar a convulsões, perda de consciência, ou mesmo morte.
A longo prazo, a agitação pode prejudicar o cérebro frágil para que uma criança desenvolva uma série de deficiências sensoriais, bem como deficiências cognitivas, de aprendizado e comportamentais.

O abuso pode ter efeitos duradouros sobre o desenvolvimento emocional das crianças.

O Dr. Perry explica que as crianças que sofreram negligência emocional podem ter que se esforçar para formar relacionamentos saudáveis. Eles podem acabar com distúrbios de apego, nos quais eles se tornam excessivamente dependentes dos outros, ou podem achar difícil se aproximar das pessoas.

Amor dos pais

DÊ AMOR!
Não precisamos de comprovação científica, tampouco de estudos de caso.
Nós sabemos que nossas crianças precisam de AMOR!

A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta