Open/Close Menu Joseph El-mann

O que é bronquite?

Bronquite é quando o revestimento dos grandes tubos respiratórios fica inflamado (inchado e vermelho). Essas vias aéreas, chamadas tubos brônquicos, conectam a traqueia aos pulmões. Seu revestimento delicado produz muco e cobre e protege os órgãos e tecidos envolvidos na respiração. A bronquite também pode ser causada pela exposição à fumaça, irritantes químicos ou bactérias. Tosse, catarro e sensação de cansaço são sintomas típicos da bronquite, mas também são sintomas de outras doenças, por isso é importante obter o diagnóstico e o tratamento certos.

Bronquite dentro dos pulmões.
Quando os tubos brônquicos que transportam o ar profundamente para dentro dos pulmões ficam inflamados, o revestimento interno incha e fica mais espesso, estreitando as passagens respiratórias. Essas membranas irritadas também secretam muco extra, que reveste e às vezes obstrui as pequenas vias aéreas. Os períodos de tosse são a maneira de o corpo tentar limpar essas secreções para facilitar a respiração.

Sintomas de bronquite
O principal sintoma da bronquite é uma tosse produtiva que persiste vários dias a semanas. Outros sintomas que podem ocorrer são:
Fadiga
 O chiado soa ao respirar
Aperto ou dor no peito
• Falta de ar
A febre é incomum e sugere pneumonia ou gripe.

Bronquite aguda: quanto tempo dura?
A bronquite aguda geralmente se desenvolve três a quatro dias após um resfriado ou gripe. Pode começar com uma tosse seca e, depois de alguns dias, os períodos de tosse podem trazer muco. A maioria das pessoas supera um surto agudo de bronquite em duas a três semanas, embora a tosse às vezes possa durar quatro semanas ou mais. Se você estiver de boa saúde, seus pulmões voltarão ao normal depois que você se recuperar da infecção inicial.

Lutas repetidas: bronquite crônica
Os médicos suspeitam dessa doença quando você tosse com catarro na maioria dos dias por pelo menos três meses em um ano, por dois anos seguidos. A bronquite crônica é uma condição séria que torna seus pulmões um terreno fértil para infecções bacterianas e pode exigir tratamento médico contínuo. É uma forma de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma doença pulmonar que dificulta a respiração. A “tosse do fumante” às vezes é um sinal de bronquite e DPOC.

Bronquite ou outra coisa?
Os sintomas da bronquite geralmente são os mesmos de outras condições, como asma, pneumonia, alergias, resfriado comum, gripe, sinusite e até doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e câncer de pulmão. Consulte seu médico para obter um diagnóstico preciso. Doenças graves como pneumonia requerem tratamento imediato.

Quando marcar uma consulta?
Marque uma consulta com seu médico caso você:
Sinta falta de ar ou chiado
Tosse com sangue
Tiver febre superior a 38 °C
Tosse com duração superior a quatro semanas

Causas da bronquite aguda
Essa forma de bronquite é mais comum no inverno e nove em cada 10 casos são causados por um vírus. Irritantes – como fumaça de cigarro, poluição atmosférica, produtos químicos em produtos de limpeza domésticos, até fumaça ou poeira no ambiente – também podem causar bronquite aguda.

Causas da bronquite crônica
Fumar é de longe a causa mais comum de bronquite crônica. A exposição no local de trabalho a poeira e gases tóxicos é uma causa muito menos comum, vista em mineradores e manipuladores de grãos. A poluição do ar pode piorar os sintomas para pessoas com bronquite crônica.

Fumantes e Bronquite
Um fumante que recebe bronquite aguda terá muito mais dificuldade em se recuperar. Mesmo uma tragada no cigarro pode causar danos temporários às pequenas estruturas semelhantes a pêlos (cílios) nas vias aéreas, que retiram detritos, irritantes e excesso de muco. Fumar mais continua o dano e aumenta as chances de bronquite crônica, o que pode levar ao aumento do risco de infecção pulmonar e dano permanente ao pulmão. Conclusão: é hora de deixar o cigarro.

Como é diagnosticada a bronquite aguda?
Os médicos geralmente diagnosticam bronquite aguda, revendo como seus sintomas se desenvolveram ao longo do tempo e através de um exame físico. Usando um estetoscópio, seu médico ouvirá qualquer som anormal produzido dentro dos pulmões quando você respirar.

Como é diagnosticada a bronquite crônica?
O seu médico pode recomendar testes de função pulmonar depois de fazer um histórico médico e um exame físico. Testes de função pulmonar, como a espirometria, medem o desempenho dos pulmões. Uma radiografia de tórax também pode ser feita.

Tratamento: Bronquite aguda
O único tratamento geralmente necessário para a bronquite aguda é o alívio dos sintomas: beba muitos líquidos; descanse bastante; e evitando fumaça e fumaça. Um analgésico sem receita médica pode ajudar com dores no corpo. O seu médico pode prescrever um expectorante para ajudar a afrouxar o muco, para que possa ser tossido mais facilmente ou um medicamento broncodilatador inalado para abrir as vias aéreas.

Tratamento: Bronquite Crônica
Se você tem bronquite crônica relacionada ao tabagismo, a coisa mais importante a fazer é parar de fumar para evitar danos contínuos aos pulmões. A menos que seu médico não o aconselhe, faça uma vacina pneumocócica e uma vacina anual contra a gripe. O tratamento pode incluir broncodilatadores e esteroides (inalados ou por via oral).

Bronquite crônica e DPOC
Bronquite crônica e enfisema são as duas principais formas de doença pulmonar obstrutiva crônica. Os médicos podem prescrever broncodilatadores, que são medicamentos que ajudam a abrir as vias aéreas contraídas. A oxigenoterapia ajuda algumas pessoas a respirar melhor e um programa de reabilitação pulmonar pode melhorar sua qualidade de vida. Parar de fumar é uma obrigação para evitar mais danos nos pulmões.

Como evitar bronquite
Não é surpresa que a melhor maneira de diminuir seu risco seja não fumar ou permitir que outras pessoas fumem em sua casa. Outras maneiras incluem: evitar resfriados e ficar longe de coisas que irritam o nariz, a garganta e os pulmões, como poeira ou animais de estimação. Além disso, se você pegar um resfriado, descanse bastante e tome o medicamento conforme indicado.

2015 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.