Open/Close Menu Joseph El-mann
blw

O que é BLW

Nós vamos falar muito sobre introdução alimentar nos próximos artigos e, saindo do convencional, começaremos falando sobre o método BLW.
Você já ouviu falar em BLW? Apesar das pesquisas serem recentes – a primeira pesquisa foi em 2003, esse assunto é muito discutido no universo maternidade e praticado há muito tempo.

BLW – ou Baby-Led Weaning (Conduzir o bebê ao desmame) – é uma outra forma de iniciar a introdução alimentar do bebê, após os 6 meses de aleitamento materno exclusivo, dando continuidade ao aleitamento materno até o auto desmame. No método BLW, a criança tem contato com o alimento usando as mãos.

O que é BLW – Baby-Led Weaning? - Você sabe?

O método BLW é para todas as crianças?
Não. Mas vamos explicar como funciona e, junto com o pediatra, você poderá decidir o melhor meio de começar a introdução alimentar do seu filho.

A ideia principal do método BLW é possibilitar que a criança faça as refeições junto da família, além de estimular à comer no tempo e da forma que achar melhor, tendo os alimentos cortados na sua frente. Aos 6 meses de idade, em tese, a criança já tem habilidade para levar objetos à boca, sente firmeza para sentar. A exceção, por exemplo, é se a criança é prematura ou possui algum tipo de atraso no desenvolvimento.

Como fazer o BLW?
Deve-se colocar o bebê sentado, na hora da refeição, junto com a família, e oferecer alimentos cortados e posicionados de maneira que a criança consiga pegar com as mãos e levar sozinha à boca.

Deve-se colocar o bebê sentado na hora da refeição

Não se preocupe caso o seu filho brinque mais do que coma. É natural e esperado que isso aconteça. Algumas crianças demoram mais para aceitar alimentos sólidos e ingerem pequenas quantidades. Aos poucos vão se adaptando e aumentando o volume naturalmente.

Não se preocupe caso o seu filho brinque mais do que coma

 

É fundamental oferecer uma boa diversidade de alimentos saudáveis para garantir o aporte de nutrientes que a criança precisa. De 3 a 5 alimentos por refeição, tais como:
Cenouras cozidas e cortadas em forma de palito,
‘’Arvorezinhas’’ de brócolis e couve-flor
Banana
Uvas, sem caroço, cortadas longitudinalmente – Aqui vale a dica para os alimentos deste formato, como: Tomate cereja, azeitona, etc.
Batata (doce, inglesa, baroa)
Abóbora
Feijão
Carnes (Carne vermelha, frango, peixe, etc)

É importante que os pais tenham mais paciência nessa fase e que continuem oferecendo alimentos que foram recusados pela criança, estimulando a criança a desenvolver hábitos saudáveis.

O bebê pode engasgar?
É preciso saber diferenciar e a relação entre os mecanismos de proteção de vias aéreas – Reflexo de Gag e Reflexo de Tosse, que falaremos em outro artigo, para com o engasgo – que é uma consequência imediata da falha desses mecanismos.
Aproximadamente 50% dos engasgos acontecem com alimentos, sendo os outros 50% desinentes do contato com pequenos objetos (moedas, botões, brinquedos, etc).

Referindo-nos neste artigo ao método BLW, a oferta de alimentos seguros durante a alimentação BLW depende dos pais e da percepção deles quanto a desenvoltura da criança durante a introdução alimentar. O acompanhamento da refeição do seu bebê, não serve apenas para fortalecer os laços, mas para assegurar que o bebê não está em nenhuma situação de risco. Sentar-se de frente para ele o bebê, acompanhar os movimentos dele e interagir para que a refeição seja feita sem pressa são formas de tornar aquele momento mais seguro e prazeroso.

Vale lembrar!

Algumas dicas enumeradas para lidar com o engasgo

Em outro artigo falaremos sobre a introdução alimentar mais comum: Papinha!
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta