Open/Close Menu Joseph El-mann
Avaliação de pele do Recém-nascido

A pele do recém-nascido

A pele do recém-nascido: Sabemos que o pediatra tem papel importante mesmo antes do parto. Uma consulta pré-parto deve ser analisada pelos pais para que possam conhecer o médico que irá acompanhar não só o desenvolvimento da criança, suas necessidades, mas também será alguém que muitas vezes dará um momento de conforto, consolo ou uma palavra amiga.

Costumamos dizer que o pediatra, quando há uma identificação ou ocorre algo que aproxima médico-paciente, torna-se mais um integrante da família. Falamos sobre a importância do pediatra logo no começo do blog. Você pode ler mais um pouquinho sobre isso acessando aqui.

Sabendo dessa importância e aproveitando que já falamos sobre Vérnix na semana retrasada, hoje vamos falar sobre a avaliação de pele do Recém-Nascido.

Avaliar a pele dos recém-nascidos (RN) nem sempre é tarefa fácil, pois algumas características fisiológicas podem dificultar o exame, como exemplo: a pele avermelhada em decorrência do hematócrito elevado limita a visualização de lesões com tonalidade avermelhada, como lesões vasculares, assim como impossibilita definir seus limites. A presença de icterícia pode dificultar a avaliação da coloração de diversas lesões tanto na pele quanto nas mucosas.

Avaliação da pele do Recém-Nascido.

Para o correto diagnóstico de alterações cutâneas é fundamental uma adequada história clínica com conhecimento das condições de gestação, histórico de doenças maternas e características evolutivas das lesões presentes no recém-nascido.

Essas e outras informações e que os pais julgarem relevantes para a realização de um parto sem intercorrências devem ser conversadas com o pediatra antes do parto.

É necessário examinar o recém-nascido em boas condições de iluminação. Recomenda-se avaliar toda a pele, assim como fâneros (cabelos, pelos e unhas) e mucosas, procurando descrever a presença de lesões elementares, sua distribuição e topografia. A pele é examinada por meio da inspeção, palpação e ausculta. A avaliação da pele do recém-nascido é recomendada de rotina no intuito de detectar precocemente alterações cutâneas. O uso de calor radiante é recomendado, sobretudo em clima frio para evitar hipotermia.

Avaliação da pele do bebê

Lesões de pele encontradas no exame físico do recém-nascido podem ser congênitas ou adquiridas no período perinatal. Podem ainda representar condições transitórias (refletem a fisiologia da maturação da pele) ou permanentes.

Embora a maioria das dermatoses neonatais compreenda erupções transitórias ou lesões de pele benignas (como o eritema tóxico), podem também ser o sintoma de uma grave infecção (por exemplo, herpes simples neonatal) ou genéticas (epidermólise bolhosa). Vamos falar desse assunto na semana que vem.

É importante avaliar toda a pele para diagnosticar corretamente essas alterações cutâneas a fim de evitar exames desnecessários e ansiedade para os familiares.

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta