Open/Close Menu Joseph El-mann
aprendizagem

A Academia Americana de Pediatria tem um relatório clínico chamado “O Poder da Brincadeira” publicado em 2007 e revisado em 2018. O que este relatório recomenda? O relatório recomenda que as crianças reduzam o estresse tóxico e construam relacionamentos parentais.

Você pode estar se perguntando o motivo de falarmos o óbvio, no entanto, algumas vezes, nós deixamos o óbvio passar, e isso não acontece apenas em assuntos relacionados à pediatria.

A brincadeira infantil é fantástica. Brincar faz parte da construção do cérebro, uma parte central do desenvolvimento saudável da criança, uma chave para as habilidades das funções executivas e um amortecedor contra os impactos negativos do estresse. Além disso, o jogo constrói o vínculo entre pai e filho.

No estudo da Academia Americana de Pediatria, crianças de três a quatro anos, ansiosas para entrar na pré-escola, ficaram duas vezes mais aliviadas do estresse quando permitiram brincar com professores ou colegas por 15 minutos, comparadas a colegas que ouviam um professor lendo uma história.

Pesquisas também descobriram que crianças pré-escolares com comportamentos disruptivos eram menos estressadas e menos perturbadoras quando o professor brincava com elas regularmente, uma a uma ao longo de um ano, em comparação com colegas que tinham interações de rotina.

Óbvio, não? Não é bem por ai.

As mudanças na sociedade foram diminuindo o tempo do recreio das crianças em 25% a 30%, de acordo com a fase escolar, sendo substituído por mais aulas.

Então, o que podemos fazer?

Facilitar a vontade natural da criança de brincar sem que isso, necessariamente, venha de uma recompensa por uma boa pontuação, por exemplo.  Incentivar o aprendizado lúdico para pais e bebês, principalmente nos primeiros dois anos de vida.

O jogo começa cedo e continua através do desenvolvimento saudável de uma criança. Novos pais devem observar e responder ao comportamento não-verbal dos bebês durante os primeiros meses de vida. Por exemplo, quando um bebê sorri para você, sorria de volta. O esconde-esconde é outro jogo importante.

Educadores, pediatras e famílias devem defender e proteger o jogo desestruturado e o aprendizado lúdico em pré-escolas e escolas por causa de seus inúmeros benefícios.

Os professores devem concentrar-se na aprendizagem lúdica, em vez de didática, deixando que as crianças assumam a liderança e sigam sua própria curiosidade. Promover recesso e atividade física para crianças todos os dias.

Da próxima vez que seu filho quiser brincar com você, diga sim. É uma das melhores partes de ser pai e uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu filho. O brincar ajuda as crianças a aprenderem habilidades de linguagem, matemática e sociais e reduz o estresse. O brincar é importante tanto para as crianças quanto para os pais, já que compartilhar momentos alegres juntos durante o brincar só pode melhorar o relacionamento.

2015 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.