Open/Close Menu Joseph El-mann
Alimentação saudável na escola - Dr Joseph El-Mann

Alimentação saudável na escola é sempre um tema muito atual, afinal de contas, todo o começo e decorrer do ano requer organização e disciplina para enfrentar os lanches oferecidos nas escolas e creches.

Alimentação saudável na escola

A conscientização dos pais e principalmente dos pequenos, é essencial para o desenvolvimento pleno e saudável de nossas crianças. Com a livre oferta de produtos açucarados, pobres em nutrientes e que estimulam negativamente o paladar, cada vez mais precisamos nos empenhar para mostrar o que, de fato, é uma alimentação saudável.

Mas o que seria uma alimentação saudável na escola?

A escola dá as crianças boa parte do conhecimento em relação a alimentação e ao comportamento alimentar. As crianças passam horas do dia no ambiente escolar e consomem entre 25% e 33% das calorias diárias necessárias ali.

Sabemos da importância de comer bem, dos inúmeros benefícios que uma alimentação equilibrada traz para nossas vidas. Contudo, pela praticidade, custos e armazenamento, muitas escolas optam por oferecer produtos industrializados, que duram mais tempo – mesmo sabendo que não fazem bem à saúde.

Alimentação saudável na escola - Exemplos de lanches

E os problemas causados pela alimentação inadequada?

Quando falamos dos problemas relacionados a alimentação, não estamos nos referindo apenas ao sobrepeso por questões estéticas, mas sim uma extensa lista de problemas de saúde, como:
Diabetes;
Hipertensão arterial;
Alterações ortopédicas;
Elevação dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
Anemia;
Deficiências nutricionais que diminuem a resistência do organismo;
E muitas outras enfermidades que, devido a carência de nutrientes, deixam o sistema imunológico sem combustível para manter as crianças protegidas.

Os pais devem estimular os seus filhos a conhecerem o alimento em seu estado natural, a sua origem, a forma como é preparado e como ele chega até à nossa mesa. As pessoas que cercam a criança influenciam diretamente nas escolhas, de forma positiva ou negativa. Cuidar da alimentação na infância é dar o primeiro passo para uma melhor qualidade de vida na idade adulta

Boas ideias para lanche na escola

Sanduíche no pão integral com pastinha de frango e ricota + Água de coco
Para a pastinha: 1 peito de frango cozido e desfiado, 2 colheres de sopa de ricota amassada, 1 colher de sopa de azeite. É só misturar!

Sanduíche no pão de leite com pastinha de queijo cottage e cenoura + Suco de laranja com cenoura
Para a pastinha: 3 colheres de sopa de queijo cottage e duas colheres de cenoura crua e ralada. É só misturar.

Bolo integral de maçã + Suco de uva integral + cenouras baby
Para o bolo: 2 ovos, 1/2 xícara de óleo de coco, 2/3 xícara de açúcar mascavo, 1 maçã sem casca ralada (guarde as cascas), 1 xícara de farinha de trigo integral, 1/2 xícara de farelo de aveia, 1/2 colher (sopa) de fermento em pó, 1/3 xícara de uva passas, canela a gosto.
Modo de preparo: Bata bem no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e as cascas da maçã.
Despeje a massa numa tigela e acrescente a maçã ralada, a farinha de trigo integral, a aveia, o fermento, as passas e a canela. Misture bem.
Despeje a massa numa forma ou em forminhas de cupcake untadas e enfarinhadas.
Asse a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até o palito sair seco.

Alimentação saudável na escola - Combinações

Algumas dicas:

1. Dê preferência aos alimentos feitos em casa: Você saberá exatamente quais ingredientes estarão sendo usados para a preparação do lanche do seu filho. Evite alimentos açucarados, ricos em sódio, refrigerantes, etc.
2. Varie o cardápio: Tenha em mente opções para que a criança não enjoe e continue aceitando bem os lanches levados de casa;
3. Use a criatividade: Prepare lanches coloridos, corte as frutas em formatos de bichinhos, tome cuidado ao embalar o lanche para não amassar. Estimule a criança a comer também com os olhos.
4. A criança precisa saber o que comerá: Mostre a criança o lanche do dia e explique os benefícios, fale das cores e vitaminas e até peça ajuda para preparar.
5. Água: Deixe uma garrafinha de água na lancheira. A hidratação é muito importante e, tendo na lancheira, ficará mais fácil para a criança beber.
6. Sucos naturais: Prepare os sucos pouco antes da criança ir para a escola. Use garrafas térmicas de boa qualidade.
7. Frutas: Embale as frutas inteiras em papel toalha ou em pedacinhos em um potinho de acordo com a aceitação e preferência da criança.
8. Lancheiras e higiene: Lanches perecíveis devem ser enviados em uma lancheira térmica. A lancheira deve ser higienizada sempre, para evitar a contaminação.

A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.

2020 © Copyright - Joseph El-Mann. Todos Direitos Reservados.

Agende sua consulta
Agende sua consulta
Agende sua consulta